News

Semana Literária no IACS

Na semana Literária as crianças tiveram acesso á vários livros.

Projeto de Incentivo à leitura no IACS,  traz curiosidades sobre Leonardo di Ser Piero da Vinci.

De  30 de setembro a 3 de outubro, realizou-se no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS a semana literária. Os alunos das séries iniciais participaram de uma feira do livro, onde puderam entrar no mundo da leitura através de uma história contada por Tiago Fernandes. Neste semestre, ele trouxe curiosidades sobre Leonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci, nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Tiago Fernandes, neste semestre, ele trouxe curiosidades sobre Leonardo di Ser Piero da Vinci.

O IACS é uma escola que se preocupa com o bem-estar físico, emocional e intelectual dos seus alunos e, por isso, promove projetos que vão ao encontro de um crescimento em vários aspectos dos alunos. A prática do incentivo à leitura é um deles, pois o hábito da leitura abre várias portas para o desenvolvimento das crianças, além de proporcionar o exercício da imaginação e aguçar a curiosidade delas. Mas qual a importância da leitura na vida de uma criança? Acompanhe alguns questionamentos retirados do site https://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-da-crianca/

O que a leitura efetivamente possibilita?

O hábito da leitura oferece muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Entre eles, melhora o funcionamento do cérebro, contribui para a construção do senso crítico e, como diz a máxima popular, permite uma viagem ao mundo sem que o leitor saia do lugar.

Antes de mais nada, vamos dar uma olhada no que a leitura efetivamente proporciona para seus adeptos? Entenda como esse universo pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança!

Promove o desenvolvimento

Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler é um costume que aprimora as habilidades de comunicação. Essa é uma das muitas competências que serão extremamente importantes para o crescimento do jovem e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo de sua vida.

Apura o senso crítico

Quem cria o costume de ler desenvolve um senso crítico maior, o que será extremamente valioso para o progresso intelectual do indivíduo. No final das contas, ao inserir a leitura na rotina seu filho, conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.

Proporciona entretenimento

Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos online e demais tecnologias. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros têm também como instrumentos de distração.

Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.

Amplia o conhecimento

A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras razões, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio.

Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.

Enriquece o vocabulário

Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário — além de melhorar a gramática, ser uma forma de aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.

Aprimora a escrita de redações

Durante o período escolar, uma das maiores dificuldades dos alunos costuma ser a escrita da redação. Como demonstrado anteriormente, a leitura é a peça-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, por incrementar o vocabulário, expandir as habilidades de interpretação e criatividade, fazendo com que uma maior capacidade de criação se desenvolva, elaborando mais facilmente suas próprias histórias.

Por isso, o hábito de leitura se torna ainda mais importante durante o período acadêmico, em que a redação representaria uma demanda mais complexa. Os resultados positivos podem ser notados em provas avaliativas, vestibulares e até na vida profissional!

Minimiza dificuldades acadêmicas

Para obter qualquer conhecimento na escola é preciso saber interpretar. Como o hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação, a criança acaba tendo maior facilidade ao aprender os conteúdos em sala de aula.

Por essas e outras é que não terá dificuldade para se adaptar quando a escola começar a exigir mais no que se refere à leitura de textos e livros.

Desenvolve o afeto

As crianças que leem livros conseguem se sentir afetadas (positiva ou negativamente) com as histórias. Por essa razão, os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar a emoção. Lendo as narrativas, as crianças podem sentir medo, empolgação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.

Reduz o estresse

A leitura é uma atividade que contribui para o controle e a redução do estresse.

Confira mais fotos:https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157711265484861/with/48872309652/

Pular para a barra de ferramentas