News

Rede de Educação Adventista promove retiro espiritual no norte gaúcho

95 alunos fizeram parte do evento, inclusive alguns alunos representando o IACS. Fotos: Guillermo Carbonell

O evento recebeu o nome de Together e ocorreu como sua primeira edição na região. 

Por: Giovanni Manzolli

Alunos de 6 instituições da Rede de Educação Adventista do norte do Rio Grande do Sul, participaram da primeira edição do Together, um retiro espiritual, de 13 a 15 de setembro, no Sítio São Luiz, no município de Novo Hamburgo (RS). As atividades tiveram o propósito dar um maior estímulo aos estudantes que mais participam das atividades espirituais nas escolas e colégios do território. A Escola Adventista de Erechim, que também está na região norte do estado, foi a única a ficar de fora por se localizar muito distante do local do evento.

A organização da programação ficou por conta dos professores de ensino religioso das unidades escolares, assim como a escolha dos alunos que estiveram presentes no acampamento. Entretanto a iniciativa foi assistida pela sede administrativa da Igreja Adventista da região.

“Nosso objetivo é que cada um desses alunos cristãos trabalhe com um aluno não cristão para que esse faça um estudo bíblico. Isso os motivou para que trabalhem com mais envolvimento”, explica Jonas Nicolay, líder do departamento de educação da Igreja Adventista no norte gaúcho.

Testemunhos de alunos e professores que tiveram experiências marcantes no seu relacionamento com Deus foram apresentados aos adolescentes como uma forma de motivá-los a se aproximar de Jesus. Eduardo Ramos, de 17 anos, estuda no Colégio Adventista de Gravataí. Ele já foi usuário de drogas. Graças a influência religiosa da educação adventista ele se aproximou de Deus, deixou de ser dependente químico e pode compartilhar sua história de vida com os demais alunos presentes. “Nesses eventos a aproximação de Deus é muito grande. A gente volta com a cabeça totalmente diferente da que tínhamos quando viemos. Cada um volta com uma lição de vida”, diz Ramos.

“Como professor de religião enxergo o Together como um combustível espiritual na vida dos alunos. Através deste encontro eles podem encontrar a certeza de que têm amigos em outras escolas e colégios que partilham das mesmas lutas e, deste modo, podem perseverar em oração, além de aperfeiçoar seus dons em conjunto”, comenta Lucas Muletaler, professor de ensino religioso do Colégio Adventista de Esteio (RS).

O pastor e jornalista Adriano Luz, diretor geral da Rádio Novo Tempo, foi o palestrante oficial. Ele falou sobre as experiências em missões evangelísticas que viveu em vários países, ao longo da carreira, e contou sobre seu trabalho como gestor da emissora de rádio.

Entre os momentos de comunhão com Deus houve espaço para recreação e brincadeiras, como a Festa das Nações, para a qual todos se fantasiaram com roupas típicas de diversas nacionalidades e participaram de um concurso onde a melhor fantasia da festa foi premiada.

No último dia, os 95 participantes receberam a tarefa de escolher um colega de classe para quem devem oferecer um estudo bíblico.

Após a recepção positiva dos estudantes nessa primeira edição, a intenção dos organizadores é que o Together aconteça anualmente.

Pular para a barra de ferramentas