News

No Outubro Rosa, IACS visita clínica de Oncologia

Vista de alunos e funcionários na Oncoprev.

Alunos e funcionários do IACS visitaram clínica de Oncologia em Taquara -RS com o objetivo de levar um pouco de ânimo para algumas mulheres em tratamento do câncer.

Por: Juliana Prado

Outubro é o mês do Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Com a intenção de animar um grupo de mulheres em tratamento, alguns alunos  e funcionários do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS, foram visitar a Clínica de Oncologia de Taquara – Rs a Oncoprev Oncologia na última quarta-feira, (02/10).

Na clínica os alunos e funcionários realizaram uma serenata especial com a música “Pingo de chuva”, levaram um lenço rosa para elas e o pastor escolar do IACS André Prado trouxe uma mensagem de ânimo para algumas mulheres durante a quimioterapia.

Serenata para as mulheres na quimioterapia.

Para a enfermeira Roseli Carvalho Cardoso, responsável técnica pela Clina (RT), explica que a Oncoprev tem uma média de 235 pacientes, no qual, 80% deles é pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa etária dos pacientes que fazem tratamento na clínica é de 30 a 60 anos, podendo variar e o tempo mínimo para o tratamento é de seis meses.

A enfermeira comenta: “A visita que o IACS realizou foi uma força para elas. Elas se sentem amadas, acolhidas, muitas não tem o apoio da família e nesse momento de fragilidade qualquer ato de amor tem muito peso no processo de reestabelecimento”.

alunos presenteando as mulheres com lenço rosa.

A organizadora da ação, Tanise dos Reis Carvalho, é gerente do departamento de Recursos Humanos (RH) e faz parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), comenta que esse tipo de ação é importante para os alunos que vão visitar, e para quem recebe a vista. “Para os alunos é significativo ver uma realidade diferente das que estão acostumados, fazendo com que eles se solidarizem com o próximo e possam ser úteis de alguma forma. Para quem recebe a visita, é importante o sentimento de acolhimento, um apoio emocional”, enfatiza Carvalho.

Segundo a Organização mundial de Saúde (OMS), em 2018, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo  é responsável por 9,6 milhões de mortes. A nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. Nas Américas, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo a segunda principal causa de morte entre esse público.

Ao longo desse mês a CIPA do IACS ainda irá realizar diversas ações voltadas para o Outubro Rosa.

Pular para a barra de ferramentas