News

Isolamento Social: Como ter uma saúde mental equilibrada?

2020 tinha tudo para ser “o ano”. Sem dúvidas, muitos planos, sonhos, projetos tinham tudo para ser um sucesso. Mas,  muitas coisas estão fora do controle de qualquer um e a partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia decorrente do novo coronavírus – COVID-19,  a vida e rotina de milhões de pessoas foram drasticamente afetadas. Estar em confinamento em casa e com a mudança repentina dos hábitos diários, tem apresentado a alguns, certos tipos de desequilíbrio emocional.

Sentimentos de angústia, medo, incerteza, e insegurança, faz com que muitas pessoas apresentem sintomas de ansiedade, e o distanciamento social contribui para o agravamento de quadros depressivos. Por isso, é muito importante se cuidar para manter uma saúde emocional equilibrada neste momento de crise. Confira algumas dicas que podem ajudar:

  1. Mantenha uma rotina: Pode parecer simples, mas a rotina é uma forma de você conseguir uma organização mental. Estabeleça horários de trabalho, pausas, refeições, horários para se exercitar e não se esqueça de criar momentos de lazer e de descanso. Isso faz com que o cérebro entenda que, apesar do isolamento, você tem tarefas a serem concluídas.
  2. Cuidado com o excesso de informações: A tecnologia que está a nossa disposição pode ou não ser um aliado nesse momento delicado em que vivemos. Falar em pandemia assusta e é normal ficar apreensivo com uma situação nova para o mundo. Cuidado com o bombardeio de notícias sobre o assunto.
  3.  Cuide-se: Não é segredo que para viver bem são necessários alguns cuidados diários, vamos descobrir quais são?
    1.  Um deles é a respiração. Sim, respirar fundo várias vezes ao dia ajuda a manter-se calmo.
    2.  Faça refeições saudáveis ​​e equilibradas. Estar em quarentena não significa que você pode comer tudo que quiser a hora que quiser, tenha cuidado ao escolher alimentos saudáveis que aumente sua imunidade e procure comer em horários fixos todos os dias.
    3. Exercitar-se regularmente (dentro da sua casa, claro) há vários vídeos nas redes sociais para iniciantes que podem colaborar para manter uma vida ativa!
    4. E por último, mas não menos importante: Durma bem. Ficar assistindo séries e filmes até altas horas podem prejudicar seu sono. Procure dormir mais cedo.
  4.  Converse com a família e amigos: Mesmo que não seja possível visitar a família e os amigos manter o contato com outras pessoas é fundamental. Procure ligar para os mais próximos, conversar por aplicativos de mensagens ou até mesmo por vídeo-chamada. Neste momento, é muito importante conferir se todos estão bem, trocar experiências e oferecer apoio para quem precisa. E, de quebra, receber um pouco de suporte emocional também. Manter contato nos faz sentir menos sozinhos.

A saúde mental tem ligação direta com a nossa imunidade. Doenças como depressão e ansiedade podem afetar o nosso sistema imunológico e diminuem a defesa natural que temos em nosso organismo e assim podemos ficar mais suscetíveis a doenças. E se mesmo seguindo essas dicas você ainda se sentir triste, angustiado ou ansioso procure alguém de confiança para conversar ou um profissional que possa te ajudar. E lembre-se: todas as crises são passageiras! Muito em breve a rotina escolar vai voltar e tudo irá se normalizar!

Pular para a barra de ferramentas