News

Fazendinha do IACS é espaço de estudo ao ar livre

Alunos desfrutam da Fazendinha para aulas ao ar livre!

Alunos aproveitam o espaço da fazendinha para consolidar assuntos estudados em sala de aula

A fazendinha do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul existe desde 2016 com a proposta pedagógica de interação dos alunos com os animais, visitação de escolas, e prática da Oficina de Horta.  Visando, inicialmente, ao Turno Integral , ela tornou-se  objeto de estudo para todos os alunos. Com vários tipos de animais, sendo eles: coelhos, galinhas, passarinhos, vacas, pônei, ovelhas e três espaços para prática de horta.

Na Fazendinha do IACS os alunos tem a oportunidade de interagir com os animais!

O corpo docente do Ensino Infantil e Fundamental I aproveita muito  esse espaço para mostrar, na prática, o conteúdo dado em sala de aula. Assim,  no  dia quatro de setembro, a turma do 4º ano fundamental , da professora  Geise Martins Pacheco e a turma do Pré 4, Ensino Infantil,  da professora Juliana Bussulo   tiveram uma aula bem especial na Fazendinha. O  4° ano está estudando sobre a reprodução bissexuada- um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie. Os alunos foram à fazendinha para observar alguns animais que têm esse tipo de reprodução para solidificar o que aprendem em sala de aula.

Para a professora Geisi a oportunidade de o IACS ter uma Fazendinha facilita a interação dos alunos com os animais e colabora para que eles possam ter um conceito mais claro do que é analisado em sala. Nesse mesmo dia, a turminha do Pré 4, também aproveitou o espaço para observar o processo de vacinação dos animais, assunto que Juliana tem abordado em sala através da Feira de Iniciação Cientifica(FIC).  A FIC é uma proposta pedagógica do IACS para todas as turmas do colégio na qual cada turma, ao longo do ano, estuda  sobre um tema específico.

A professora Juliana comenta que usa muito o espaço da Fazendinha e enfatiza: “Aqui é um ótimo lugar para as crianças. O contato com os animais, com a terra, com o sol, proporciona mais leveza para as aulas.” E explica que o tema da Vacina é algo que gera curiosidade e assusta as crianças, mas ao observar que os animais também precisam de vacina para ficarem saudáveis, facilita o entendimento da necessidade da vacina para o ser humano também.

Confira mais fotos:

https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710787641388

Pular para a barra de ferramentas