News

  • Semana  Farroupilha no IACS

    Semana Farroupilha no IACS

    Na semana da Farroupilha todos os alunos, servidores e professores podem vir piuchados!

    Como todos os anos a Semana  Farroupilha, 13 – 20 de setembro, trás para os alunos um pouco mais sobre a cultura gaúcha. Nas aulas são abordados a história do Estado, curiosidades sobre a culinária, bandeira, hino e tradições.  Alunos e professores se vestem a caráter, pilchados!

    Texto: Juliana Prado

    A Semana Farroupilha, relembra a Guerra dos Farrapos é, talvez, a época mais esperada e mais comemorada no Rio Grande do Sul. O dia 20, feriado estadual, é também chamado o Dia do Gaúcho.

    Para homenagear este período tão significativo, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), de 16 a 19 de setembro, proporcionou aos alunos uma semana diferenciada. As aulas foram dinâmicas, com vídeos sobre a Guerra dos Farrapos, curiosidades sobre a culinária gauchesca, o significado das cores e simbologia dos itens da bandeira do Rio Grande do Sul, explicações sobre as roupas tradicionais da região, e momentos culturais no pátio da escola.  Os aspectos nativistas do Sul f

    Professoras também no clima gauchesco!

    oram enfocados em toda a sua originalidade. As aulas tiveram como objetivo reavivar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nos alunos o apego às tradições e à cultura dos pampas. Neste ano, houve um momento em que os alunos tiveram a oportunidade de assistir o Centro de Treinamento Gaúcho, de Taquara – CTG com suas danças típicas!!!

    Os alunos e professores vieram vestidos a caráter. O traje dos homens é composto obrigatoriamente por bombacha, camisa, botas, guaiaca, chapéu, lenço e colete ou paletó (usado em ocasiões mais formais).  Há também um traje mais estiloso usado por peões e prendas: o xeripá Para as mulheres além dos vestidos, há outras duas opções de trajes: saia e blusa ou saia e casaquinho com muitas rendas, cores e babados. O comprimento da barra deve cobrir o peito do pé e as mangas devem ser, no mínimo, até os cotovelos.

    O IACS busca valorizar as tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense. Alunos, professores e colaboradores da Instituição se envolvem nesta semana e o conhecimento compartilhado.

    Confir mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710903428602

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710903123996

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710886839863

  • Instituto de Missões do IACS presente no I Will Go

    Instituto de Missões do IACS presente no I Will Go

    Evento do I Will Go reuniu em UPeU, Peru, 3.600 pessoas. Foto: UPeU

    A Escola de Missões do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, IACS, participou do I Will Go, evento que reuniu 3.600 pessoas de oito países da América do Sul na Universidade Peruana Unión (UPeU).

    Por: Juliana Prado

    Universidade Peruana Unión (UPeU) foi sede da quinta edição do congresso I Will Go, o evento ocorreu entre os dias 11 a 14 de setembro.

    Com uma média de 3.600 pessoas de oito países da América do Sul o congresso é um encontro de universitários e profissionais adventistas dispostos a servir em missão. A Escola de Missões do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, IACS, se fez presente no evento para agregar conhecimento.

    I Will Go é uma iniciativa da igreja Adventista do Sétimo Dia para incentivar e capacitar futuros missionários que desejam usar seus talentos em missões locais, missões urbanas e em missões transculturais.

    Houve na ocasião, a participação de vários líderes envolvidos em missão e voluntariado da Igreja Adventista do Sétimo dia a nível de Divisão Sul Americana e Associação Geral da instituição. O objetivo do encontro foi motivar pessoas para servir em missão em diferentes áreas e também celebrar as missões que já ocorreram. Cerca de 1.700 jovens, por exemplo, estão no projeto Um Ano em Missão, fora de seu país de origem, espalhados como missionários em  diversas partes do mundo.

    A maior dificuldade é atender a demanda de voluntários, como analisa  o secretário Associado e Diretor do Serviço Voluntário para a Igreja Adventista do Sétimo Dia Mundial, Elbert Kuhn: “Temos hoje muitos profissionais e universitários preparados para o campo missionário, não conseguimos at

    Representantes de 8 países da América do Sul estiveram presentes no congresso.

    ender todos os pedidos para o voluntariado, por isso penso que o diferencial é a Escola de Missões, pois é através dela que nós teremos o conhecimento dos lugares que precisam de voluntários.” Para Kuhn, a igreja precisa trabalhar junto a essas escolas para potencializar a presença do Serviço Voluntário Adventista (SVA) e outras agências dessa natureza, como Maranatha Volunteers e Adventist Help.

    O pastor Joni Oliveira, diretor do SVA para oito países sul-americanos explica que a escola de missões é que dará o norte para quem tem interesse em ser voluntário. “É fundamental a participação na escola de missão transcultural, hoje temos muitas agências que viabilizam a missão, mas não são tão conhecidas. A escola de missões entra para popularizar essas agências, não apenas nas universidades, mas em outros locais”, explana Oliveira.

    E para colaborar com o serviço missionário, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS, inaugurou em novembro de 2018 a Escola de Missões Transculturais para todo o território do Estado do Rio Grande do Sul.

    O Diretor e pastor do Instituto de Missões (IM) do IACS, André Lemes Prado, explica que o IACS sempre participou de missões ao longo dos anos, mas com a sede do IM sendo no campus viabiliza a estratégia para missões de curto prazo com os alunos da Rede Adventista de Educação para o Estado Gaúcho. Ele também enfatiza que o  congresso proporcionou mais combustível para novas propostas de missões a longo prazo também para a comunidade. “ Sem dúvidas esse congresso expandiu nossos horizontes, voltamos ao Brasil com muitas ideias e novos projetos que venham atender a demanda da nossa comunidade no âmbito de igreja e também nossos alunos.” Neste ano, 2019, duas missões de curto prazo foram realizadas através do IM do IACS, sendo uma delas na Bolívia em janeiro e outra em julho, no Uruguai.

  • Fazendinha do IACS é espaço de estudo ao ar livre

    Fazendinha do IACS é espaço de estudo ao ar livre

    Alunos desfrutam da Fazendinha para aulas ao ar livre!

    Alunos aproveitam o espaço da fazendinha para consolidar assuntos estudados em sala de aula

    A fazendinha do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul existe desde 2016 com a proposta pedagógica de interação dos alunos com os animais, visitação de escolas, e prática da Oficina de Horta.  Visando, inicialmente, ao Turno Integral , ela tornou-se  objeto de estudo para todos os alunos. Com vários tipos de animais, sendo eles: coelhos, galinhas, passarinhos, vacas, pônei, ovelhas e três espaços para prática de horta.

    Na Fazendinha do IACS os alunos tem a oportunidade de interagir com os animais!

    O corpo docente do Ensino Infantil e Fundamental I aproveita muito  esse espaço para mostrar, na prática, o conteúdo dado em sala de aula. Assim,  no  dia quatro de setembro, a turma do 4º ano fundamental , da professora  Geise Martins Pacheco e a turma do Pré 4, Ensino Infantil,  da professora Juliana Bussulo   tiveram uma aula bem especial na Fazendinha. O  4° ano está estudando sobre a reprodução bissexuada- um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie. Os alunos foram à fazendinha para observar alguns animais que têm esse tipo de reprodução para solidificar o que aprendem em sala de aula.

    Para a professora Geisi a oportunidade de o IACS ter uma Fazendinha facilita a interação dos alunos com os animais e colabora para que eles possam ter um conceito mais claro do que é analisado em sala. Nesse mesmo dia, a turminha do Pré 4, também aproveitou o espaço para observar o processo de vacinação dos animais, assunto que Juliana tem abordado em sala através da Feira de Iniciação Cientifica(FIC).  A FIC é uma proposta pedagógica do IACS para todas as turmas do colégio na qual cada turma, ao longo do ano, estuda  sobre um tema específico.

    A professora Juliana comenta que usa muito o espaço da Fazendinha e enfatiza: “Aqui é um ótimo lugar para as crianças. O contato com os animais, com a terra, com o sol, proporciona mais leveza para as aulas.” E explica que o tema da Vacina é algo que gera curiosidade e assusta as crianças, mas ao observar que os animais também precisam de vacina para ficarem saudáveis, facilita o entendimento da necessidade da vacina para o ser humano também.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710787641388

  • Visita ao Museu do IACS

    Visita ao Museu do IACS

     

    Alunos surpresos com vários objetos que pertenciam aos fundadores do IACS.

    Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I visitaram o Museu do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul.

    A turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I está estudando na disciplina de História sobre Museus. E, para consolidar o aprendizado em sala a professora Elena Mariano de Oliveira propôs aos alunos,  nesta terça feira (03/09), uma atividade diferenciada, conhecer a história  da fundação do colégio que estudam no Museu do educandário.

    No Museu histórico do IACS os alunos tiveram a oportunidade de ver muitas fotos, alguns objetos pessoais dos fundadores e tirar dúvidas sobre a fundação do colégio.

    A professora da turma

    Alunos observando documentos históricos do IACS.

    explica que a iniciativa desta aula foi dos próprios alunos: “Partiu dos meus alunos a curiosidade sobre a história do IACS. A gente viu muita coisa legal na disciplina e sobre vários Museus e poder aplicar isso na prática é um diferencial do nosso colégio”.

    Para a Professora Aparecida Macedo, fundadora do Museu e responsável por cuidar de todo o acervo, comenta sobre a importância dos alunos visitarem o local: “Sem passado não há o presente, é importante os alunos virem até aqui para conhecer como o IACS era no passado e como a história do que já passou agrega para nosso

    Alunos curiosos com o acervo de fotos.

    presente”.

    O Museu existe na instituição desde 1988, fundado por dois colaboradores e a professora Aparecida Macedo. É aberto para visitação mediante agendamento prévio.

    confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710787641388

  • Coral dos Adolescentes do IACS realiza turnê no Paraná

    Coral dos Adolescentes do IACS realiza turnê no Paraná

    Os estudantes apresentaram o musical Autor da História, no programa de lançamento de matrículas 2020 no Colégio Adventista São José dos Pinhais.
    Por: Giovanni Manzolli

    O Coral de adolescentes do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), realizou uma turnê pelo Paraná, de 30 de agosto a primeiro de setembro. O grupo se apresentou em instituições da Rede de Educação Adventista e visitou projetos evangelísticos.

    A primeira apresentação ocorreu na sexta-feira (30), pela manhã, no Colégio Adventista do Portão. Em seguida, o coral se dirigiu ao Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro. À noite, os adolescentes visitaram a comunidade Freedom, um projeto do Colégio Adventista Alto Boqueirão, que visa aproximar jovens e adolescentes não adventistas dos princípios bíblicos.

    A agenda do sábado (31) também foi repleta de atividades. De manhã, os alunos do IACS cantaram em duas Igrejas Adventistas de Curitiba (PR) – primeiro na igreja do Portão, depois na Igreja Adventista Central de Curitiba. À tarde eles retornaram à igreja do Portão, onde participaram de um culto direcionado a jovens.

    “O fato de nós virmos visitar algumas escolas adventistas aqui do Paraná, e elas prontamente abrirem as portas para nós, demonstra que somos uma rede e que trabalhamos alinhados com o mesmo propósito, que é salvar os nossos alunos”, diz Thiago Maillo, diretor geral do IACS, que acompanhou toda a turnê.

    No último dia da viagem, o Coral apresentou o musical Autor da História, no programa de lançamento da campanha de matrículas 2020 para toda as instituições de ensino administradas pela Associação Sul-Paranaense da Igreja Adventista, a sede administrativa adventista para a região sul do estado do Paraná.

    O responsável pelo departamento de educação da sede administrativa da Igreja Adventista para o sul do Paraná, Anderson Voos, ressaltou que a participação do Coral de Adolescentes do IACS ajudou a motivar os servidores das instituições de ensino adventistas presentes no evento. “A música muda a vida do adolescente. Quando eles cantam músicas que vão ao encontro daquilo que O Senhor pensa, quando eles cantam que Deus é o autor da história, eu entendo que os meus 750 professores e funcionários, saem daqui animados felizes e motivados para as ações que virão no próximo ano”, diz Voos.

    “Quando a gente vê esses alunos cantando e atuando, para nós educadores é uma confirmação de que vale a pena continuarmos investindo em uma educação cristã, sempre lutando pelos nossos valores, pois, certamente, os frutos virão. É sempre uma inspiração ouvir o coral do IACS cantando”, comenta Williams Moreira César, presidente da Associação Sul-Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    “Eu vibro de mais quando ouço o Coral dos Adolescentes do IACS. Não tem pregador que se compare ao ministério deste coral. Depois que eles cantam, a mensagem está dada, a semente é plantada e a vida das pessoas é transformada, tenho certeza disto”, declara Rubens Silva, líder de educação da Igreja Adventista para todo o sul do Brasil.

    O momento de lazer dos estudantes, entre tantos compromissos musicais, aconteceu na sexta-feira a tarde, quando visitaram o Jardim Botânico de Curitiba e o Museu Oscar Niemeyer, também na capital paranaense. A hospedagem do coral ficou por conta do Colégio Adventista São José dos Pinhais durante todo o período da viagem.

    Os integrantes do coral viajaram durante a última madrugada e chegaram ao internato na manhã desta segunda-feira (02).

    Apresentação do CA na igreja do Portão em Curitiba.

    Musical Autor da História no lançamento Colégio de São Jose dos Pinhais.

  • Ações do Quebrando o Silêncio impactam cidades no Vale do Paranhana no Rio Grande do Sul

    Ações do Quebrando o Silêncio impactam cidades no Vale do Paranhana no Rio Grande do Sul

    Alunos do IACS em ação do Quebrando o Silêncio na Cidade de Taquara com a presença do Secretário de Desenvolvimento Social Anildo Ribeiro Araújo.

    Com o intuito de incentivar a denúncia sobre casos de abuso e violência, vários alunos e funcionários do IACS foram às ruas para chamar atenção para a gravidade do assunto.

    Alunos e funcionários do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), realizaram neste último sábado (24), ações sociais com os moradores de três cidades do Vale do Paranhana: Taquara, Igrejinha e Parobé,  para conscientização do Quebrando o Silêncio. Um projeto que existe desde 2002 promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em toda a América do Sul, que tem como propósito ações de prevenções à casos de abuso e violência

    Na ocasião  o grupo que ficou em Taquara -RS se caracterizou de preto e com o rosto pintado de branco, concentraram -se no semáforo no centro da cidade, com vários cartazes que faziam menção aos diversos tipos de violência, distribuíram também revistas que abordavam o tema.

    Se fez presente na ação o Secretário de Desenvolvimento Social de Taquara, Anildo Ribeiro Araújo. O Secretário comentou que a iniciativa do projeto  é importante para a comunidade taquarense pois reforça o apoio a denúncia de todo o tipo de violência.

    A Rua Coberta de

    Coral de Adolescentes do IACS com cartazes que incentivam a denuncia em casos de abuso.

    Parobé recebeu diversos alunos também caracterizados com o mesmo propósito de conscientização e distribuição de materiais.

     

    Em Igrejinha, a Banda Marcial do IACS fez uma movimentação próximo ao Shopping a céu aberto Alles Blau, houve várias encenações dos alunos buscando ilust

    Banda Marcial do IACS em passeata na Cidade de Igrejinha.

    rar situações de violência e abusos para impactar a comunidade que assistia. O encerramento foi com o Coral de Adolescentes do IACS cantando a música “Somente Amar”.

     

    Para o pastor e Diretor Interno do IACS Cédrik Muniz Sprotte a importância  da participação dos alunos em projetos como este é justamente para que eles possam colaborar com a comunidade para incentivar a denúncia em casos de abuso e para que os mesmos possam ajudar amigos que passam por esse tipo de dificuldades.  “Quando eles (Alunos) participam de projetos assim o tema fica mais latente, fica mais fácil para eles se ajudarem, pois é assunto muito velado, mas que precisa ser falado” explica o pastor.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710708456796

  • Dia dos pais

    Dia dos pais

    Para proporcionar um momento especial de interação entre pais e filhos, o IACS promoveu, no domingo, dia 18,  nas instalações do campus ,uma  homenagem aos pais, em virtude de se ter comemorado,   no dia 11, o Dia dos Pais. Essas  comemorações  são sempre muito emocionantes, pois a data  vem reafirmar ainda mais o amor por alguém que é pessoa tão querida e essencial: o Pai! Para homenageá-los e àqueles (as) que representam esse papel para os alunos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), o colégio preparou essa  programação de  homenagem.     O programa teve início com as palavras do diretor geral, pastor Thiago Maillo, que apresentou as boas-vindas e introduziu as atividades.  A seguir,  o pastor escolar,  André Lemes Prado, comoveu a todos com uma reflexão sobre “O

    Pastor André explanando uma homenagem par ao pais.

    que é ser pai?”.

    O Coral das crianças do ensino infantil e fundamental I cantou e encantou a todos que se fizeram presentes com as músicas: Gesto de Amor, Papai Eterno Herói e Eu Gosto de Você Inteiro.  Foi emocionante! Após esse momento que foi na nave da igreja do campus, todos se dirigiram para o Centro de Eventos Aparecida Macedo.

    Coral das crianças do Fundamental 1 cantando várias musicas para os pais.

    Neste dia, houve muitas atividades para pais e filhos com vários brinquedos infláveis, pingue-pongue, desenhos no rosto, pula corda, pescaria, passeio no trenzinho da escola, entre outros.  E concurso de bicicleta decorada e carrinho de rolimã.

    Todos que trouxeram as bicicletas e carrinhos de rolimã se divertiram no estacionamento do colégio. Pensando em um desenvolvimento completo, acadêmico, espiritual e relacional, o IACS proporciona momentos únicos como ocorreu no  domingo, dia 19.

     

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710659183158

  • Espaço Jovem News

     

    A programação do último sábado (18), de agosto foi diferenciada, o Espaço Jovem News, programa de sábado à tarde para os alunos residentes do internato foi ao ar livre.

    Na ocasião, o primeiro ponto de encontro da programação foi em frente ao prédio central do Instituto Adventista Cruzeiro do sul (IACS). Ali os alunos se reuniram e cantaram vários louvores. Após esse momento todo o grupo de alunos se direcionaram para o condomínio do IACS. Lá havia cinco estações de palestras, como um circuito simultâneo.

    Um ponto de palestra foi realizado pelo professor de física da instituição Reniel Carvalho, no  salão dos jubilados, ele abordou o tema “Seja – Felicidade é uma Escolha”. Nessa palestra o foco foi as escolhas que os adolescentes precisam fazer para ser feliz e como escolhas erradas podem ter consequências negativas. Outro ponto de palestra foi na casa do pastor escolar do IACS, André Prado. O assunto escolhido foi: “Bom humor da Vida Espiritual”, explicando como levar uma vida alegre com conceitos sólidos da bíblia.

    O pastor Rafael Reis explicou sobre “Aliviar a Bagagem”. Cargas emocionais, traumas, mas que podemos ter a escolha de não ficar levando isso para a vida. O grupo se reuniu nos pinheiros do condomínio.

    “A vida não é uma Prova”, outro tema de palestra da programação,  abordado pelo professor de religião do IACS, Felipe Brasil perto do lago do condomínio. Aqui foi explanado aos alunos como não se rotular e não se cobrar tanto.

    E por fim, outro local escolhido para palestra foi na casa do Diretor Interno do IACS Cédrik Sprotte. Ele falou sobre “Prazer x Lazer” e como conciliar as duas coisas na vida.

    Após as palestras todos se reuniram para um jantar na sede do Grêmio IACS em frente ao lago. Com muita comida boa preparada com carinho.

    Uma tarde agradável e fora da rotina, aproveitando bons conselhos e boa companhia.

     

     

  • Dia do Estudante

    Dia do Estudante

    Entre os dias 15 e 16  de agosto o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), proporcionou aos estudantes da instituição dois dias de atividades recreativas em homenagem ao dia do estudante comemorado dia 11 de agosto.

    Uma data muito importante para os alunos é o dia 11 de agosto, essa data foi escolhida para comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles.

    Na quinta-feira (15) e sexta feira (16) o IACS ofereceu aos alunos atividades recreativas com vários brinquedos infláveis no Centro de Eventos Aparecida Macedo, pipoca, suco, algodão doce, croissant de chocolate. Lá os estudantes se divertiram e foram homenageados pelos funcionários e professores do IACS que os receberam com muito carinho. Havia também um espaço para fotos, alguns puffs para descanso e muita diversão!

    O IACS deseja a todos os alunos bons estudos e que todos cresçam em seus desenvolvimentos acadêmicos!

  • Feliz Dia dos Pais

    Uma Homenagem do IACS para todos os papais!

    Virtudes de um pai…

    Este homem que eu admiro tanto,
    com todas as suas virtudes
    e também com seus limites.
    Este homem com olhar de menino,
    sempre pronto e atento,
    mostrando-me o caminho da vida,
    que está pela frente.

    Este mestre contador de histórias
    traz em seu coração tantas memórias,
    espalha no meu caminhar muitas esperanças,
    certezas e confiança.

    Este homem alegre e brincalhão,
    mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
    homem de fé e grande luta,
    sensível e generoso.

    O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
    meu pai, com quem aprendo a viver.
    Pai, paizinho, paizão…
    meu velho, meu grande amigão,
    conselheiro e leal amigo:
    infinito é teu coração.

    Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
    feito de lutas e incertezas
    mas também de muitas esperanças e sonhos

    Fonte de texto: (Internet)
Pular para a barra de ferramentas