News

  • Crianças em quarentena

    Período pode servir para reforçar laços familiares com atividades lúdicas

    Acostumados a gastar energia na escola, jogando bola com os amigos, nos brinquedos do condomínio, as crianças ficam estressados depois de longos períodos sem sair de casa. Mas os pais podem aproveitar esse período de quarentena devido a pandemia do Covid-19, para reforçar laços familiares e realizar várias atividades que incentivem a coordenação motora e criatividade das crianças. O equilíbrio entre lazer e rotina precisam ser preservados. Manter a rotina com horários para dormir, acordar e estudar ajuda a tranquilizar as crianças, além de serem aliados na manutenção da convivência em casa, que, para muitos, tornou-se também escritório nas últimas semanas. Para diminuir o tédio no tempo livre, listamos algumas atividades fáceis, econômicas e divertidas que podem ser feitas durante o período.

     

    1. Cabaninha: Uma boa opção para os momentos livres é montar uma cabana.  Na sala, no quarto ou do lado de fora de casa, com cobertores, lençóis, cangas, tapetes, almofadas, sofá, cadeiras, bancos, mesinhas, prendedores de roupas. Construa também castelo, forte, toca do coelho, deixem a imaginação fluir nesse momento.
    2. Culinária:  Preparar comida em família é uma atividade prazerosa e muito útil. Além do preparo, todos podem colaborar colocando a mesa e lavando a louça. Os pequenos adoram ajudar com a louça, mexer na água e fazer espuma, lavar verduras, temperar saladas, fazer um recheio de bolo! Este momento pode ser muito prazeroso e divertido!
    3. Dar banho nos bichinhos: Que tal aproveitar para lavar os bichinhos de pelúcia? Atividade refrescante e que dura a tarde toda! Use sabão de coco ou sabão neutro. Pode-se aproveitar para lavar outros brinquedos e aproveitar para ensinar a importância dos hábitos de higiene.
    4. Bolha de sabão: Faça a mistura simples de água com detergente e use o ingrediente secreto: uma colher de glicerina, que garante que a bolha não estoure na hora. Você pode reutilizar embalagens antigas ou usar uma tampa e arame. Mas vale lembrar que essa atividade precisa de um adulto para acompanhar!
    5. Mãos na massa: Quem não gosta de brincar de massinha? O melhor dela é que pode ser feita em casa. Você só vai precisar de uma xícara de sal, quatro de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corantes alimentícios das cores que preferir. Depois, é só misturar tudo e, literalmente, colocar as mãos na massa!
    6. Quebra-cabeça: Jogos de quebra-cabeça existem para todas as idades. Há aqueles com baixo nível de complexidade e aqueles bem difíceis, com muitas peças, A atividade é de lazer, mas também melhora o raciocínio, a coordenação motora, a memória, a interação social e a capacidade de percepção. Escolha um quebra-cabeça condizente com a idade do seu filho ou até o desafie para tentar montar um mais complexo com a ajuda deles, que depois poderá ficar na parede como uma lembrança boa desse momento de descontração.
    7. Hora do conto: Invista no incentivo à leitura, aproveite para estimular a imaginação através de histórias educativas em livros bem coloridos!
  • Governo gaúcho prorroga suspensão de aulas

    Medida será válida para escolas e universidades das redes pública e particular.

    Inicialmente prevista até a próxima sexta-feira (3), a suspensão das aulas no Rio Grande do Sul por conta da pandemia de coronavírus foi estendida até o dia 30 de abril. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite, durante transmissão diária pela internet, no início da tarde desta terça-feira (31).

    A medida é válida para todas as instituições de ensino do Rio Grande do Sul, como escolas estaduais, municipais e universidades, públicas e particulares. A medida será publicada por meio de decreto no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.

    Para evitar que os alunos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, IACS,  sejam prejudicados a  metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos os quais a escola dispõem, como plataforma digitail e aplicativo continuam em validação, com o estudo EAD.

    Fonte: https://estado.rs.gov.br/

  • Comunicado Pais e Responsáveis

    Fique atento ao app do IACS!

    Estimados Pais e Responsáveis

    Por favor, fiquem atentos ao aplicativo do colégio para comunicação, orientação, bem como para questões pedagógicas. Caso ainda não tenha acessado o aplicativo, faça – o quanto antes por meio das orientações enviadas por e-mail no dia 17/02/20.

    Se por ventura não encontrar o e-mail de orientação acima citado, verifique sua caixa de SPAM. Verificando o não recebimento, acesse: gg.gg/appiacs e preencha o formulário.

    Em caso de dúvida contactar, por telefone, a secretária do colégio.

    Alertamos sobre a importância do acesso ao Aplicativo IACS, uma vez que todas as orientações e direcionamentos serão disponibilizados através dessa ferramenta.

    Atenciosamente

    IACS.

  • Vantagens do EAD

    Vantagens do EAD

    Quais as vantagens de um estudo EAD?

    Tendo em vista todo panorama mundial, as aulas à distância tem sido uma boa opção para a continuidade do ano letivo. Por isso selecionamos algumas vantagens de um estudo de educação à distância (EAD). E para colocar em prática ainda mais suas habilidades de proatividade, autonomia, maturidade virtual, disciplina entre outros, nada melhor que o EAD. Que você mergulhe nessa experiência e tire proveito para o conhecimento de toda a tecnologia a disposição! Evolua e inove, seja a melhor versão de si mesmo! Confira algumas das vantagens desta modalidade de ensino:

    Comodidade: Com o ensino a distância, é o aluno quem escolhe quando e onde estudar. Os conteúdos ficam disponíveis, via Internet, 24 horas por dia. E você ainda pode revisar a matérias quantas vezes forem necessárias.

    Comprometimento com o próprio aprendizado: A capacidade de definir o próprio cronograma e obter bons resultados depende de disciplina. No que diz respeito à rotina de estudos, o EAD exercita a autonomia de cada aluno, uma vez que seu progresso depende exclusivamente do próprio esforço.

    Responsabilidade para lidar com o ambiente virtual: Com o fácil acesso as informações que circulam na web, vários livros e publicações podem ser acessadas com um click, com isso, usufruir desses materiais de forma respeitosa e produtiva colabora para a maturidade em saber usar esse tipo de recurso a seu favor e também a oportunidade de inovar em vários aspectos como disciplina, concentração, autonomia e criatividade para fazer os estudos renderem.

    Automotivação para realizar tarefas: Eis um dos pontos mais importantes da educação à distância. A motivação! A capacidade de se superar em meio a tanta comodidade da sua casa! Então, coloque um objetivo para seus estudos sendo vestibular ou conhecimento. Mas, com altos e baixos no dia a dia, qual é o papel da automotivação nessa jornada de estudos a distância? É a sua capacidade de se motivar que faz você continuar caminhando sem perder o rumo e sem esquecer de seus objetivos.

    Concentração para não perder o foco: Para garantir uma boa performance, você deve exercitar sua cincentração. Isto é, ser capaz de ficar atento por longos períodos assistindo às aulas online. E só na prática isso será possível. Então quando perceber que não se mantem concentrado por muito tempo, que seu foco está se desviando para outras atividades, se concentre na atividade proposta e aos poucos as habilidades de foco acontecerão.

    Pedagogia Inovadora: Graças às novas tecnologias de comunicação, os alunos têm a oportunidade de usufruir de uma série de ferramentas de apoio à aprendizagem e podem interagir com o professor, colegas e tutores por meio de fóruns, chats, videoconferências, simulações e exercícios online. Por isso, são criadas novas formas de apresentação e interação que facilitam a aprendizagem de forma lúdica e eficaz, prendendo a atenção do estudante.

    Agora é com você! Dedique-se aos estudos neste período domiciliar e aproveite a tecnologia a seu favor com responsabilidade! Bom estudos!

  • Isolamento Social: Dicas de organização para estudar em casa

    Devido a pandemia do COVID-19, muitas medidas foram tomadas para controlar a disseminação do Coronavírus, que já atinge a contaminação comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a origem do contágio. A situação reforça a necessidade de atender aos cuidados necessários para não contaminação, entre elas o isolamento social.

    Mas por que não aproveitar o período distante das atividades rotineiras para se dedicar ainda mais aos estudos?

    Veja algumas dicas para ajudar durante o período de estudo domiciliar:

    1 – Organização: mantenha um ambiente limpo e organizado. E muito importante para a concentração, além de exercitar a disciplina.

    2 – Metas: estabeleça metas de estudos por tópicos e de acordo com as matérias estudadas. Um bom planejamento é fundamental para a compreensão das matérias estudadas.

    3 – Evite redes sociais: não é novidade que o uso das redes sociais atrapalha a rotina de estudos e estando dentro de casa o cuidado deve ser redobrado. Evite estar conectado as redes, se possível. Se não houver como, exercite a concentração no estudo.

    4 – Iluminação: um local bem iluminado garante que o cérebro estará atento e evitará que você caia na sonolência, além disso facilita a leitura do conteúdo e automaticamente ajudará na fixação;

    5 – Alimentação: é de conhecimento de todos que uma alimentação leve e equilibrada é essencial para a manutenção das atividades biológicas e metabólicas do nosso organismo. Evite alimentos como frituras, com muito açúcar, estimulantes. Prefira frutas, verduras, água fresca.

    6 – Repouso: o descanso é primordial para que todas as horas de estudos sejam realmente aproveitadas. Por isso, aposte em noites de sono bem dormidas e, também, em pequenos intervalos entre a rotina de preparação.

    Aproveite o tempo em casa para se conectar com a sua família, com Deus e bons estudos! Há, e não esqueça de lavar as mãos e manter todo o cuidado neste período.

    Texto adaptado: Direção Concursos.

  • Covid-19: saiba a diferença entre quarentena e isolamento

    Em meio à pandemia do novo coronavírus pelo mundo, uma das grandes dúvidas está na diferença entre quarentena e isolamento. De acordo com a Portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde, a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado.

    A medida é um ato administrativo, estabelecido pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde e quem determina o tempo são essas autoridades. “A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário”, diz o documento.

    Isolamento

    Já o isolamento serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão. Neste caso, é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados.

    Ainda segundo a norma do Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais.

    Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento. Se o exame der negativo, a pessoa é liberada da precaução.

    “O isolamento não é obrigatório, não vai ter ninguém controlando as ações das pessoas. Ele é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas”, orientou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Já a quarentena, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida obrigatória, restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. Ambas são medidas de saúde pública consideradas fundamentais para o enfrentamento da pandemia COVID-19.

    Viagem

    Desde 13 de março, o Ministério da Saúde incluiu todos os viajantes internacionais na lista de pessoas que devem ficar isoladas. Ao retornarem, eles precisam permanecer em casa por sete dias. Se febre com tosse e falta de ar surgirem, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. Se a pessoa manifestar apenas tosse, ou coriza, ou mal-estar, ou febre, uma opção é ligar para o 136 para que uma equipe de saúde passe as devidas orientações.

    Higiene

    Para evitar a disseminação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.

    Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saiba-diferenca-entre-quarentena-e-isolamento

  • Carta aos profissionais de saúde

    Carta aos profissionais de saúde

    Caros amigos,

    O mundo passa por um momento de muita apreensão e medo. No Brasil, não podia ser diferente. Estamos enfrentando uma guerra contra a qual não temos armas adequadas, não temos estratégias próprias, nem guerreiros treinados para enfrentá-la. Estamos às escuras, vivendo cada dia sem saber o que poderá acontecer no dia seguinte… Estamos em trevas…

    É hora de união e de oração. Alguém disse com muito propriedade: “Estamos vivendo uma tormenta não querida por Deus, mas por Ele permitida.” Grande verdade! Não sabemos o porquê desta desventura.
    Cabe-nos orar e fazer o necessário para nossa proteção e daqueles que nos rodeiam.

    Em momentos como esse, envolvendo a saúde e a vida de todos, um grupo se destaca. Não por dinheiro, não por poderes, não por qualquer recompensa… Não! Destaca-se pelo amor, pela coragem, pelo desprendimento. Destaca-se por colocar a sua vida em risco para salvar outros. Estamos falando dos profissionais da saúde!

    É recomendável ficar em casa? Não para eles. A casa deles são os hospitais, as clínicas, os postos de saúde, enfim, qualquer lugar onde possa haver um doente… Ali serão encontrados a postos…

    Você tem que se resguardar? Não se aproximar das pessoas? Quem, então, estará ao lado daqueles que precisam de ajuda, de atenção, de cuidados? Esses anjos, normalmente vestidos de branco, que ali estão segurando, embalando, sustendo nos braços aqueles que necessitam de socorro.

    Nem sempre dormem o suficiente… Nem sempre comem na hora certa…. Por vezes, sequer têm tempo para comer ou dormir. Família? Muitas vezes fica em segundo plano… Os doentes têm a primazia….

    Benditos sejam, vocês, profissionais de saúde! Porque vocês existem e cumprem, com dedicação, o dever que Deus lhes deu. Muitas vidas serão salvas, neste turbilhão que envolveu o mundo por esses dias. Porque vocês existem e amam o próximo, talvez mais do que a si mesmos, muitas famílias não precisarão chorar a perda de um ente querido. Muitas crianças não ficarão órfãs, muitos pais não serão desfilhados… Por causa do seu trabalho, a tormenta não será pior, e o vale da sombra da morte será trilhado com menos amargura.

    Caros profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, assistentes e todos mais que se dedicam a salvar vidas, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul lhes estende os mais carinhosos agradecimentos por tudo o que já estão fazendo e por tudo que ainda farão nessa incógnita que tomou conta do nosso viver. Que Deus os recompense por todo o esforço, dando-lhes ricas bênçãos e a proteção tão necessária no trabalho que exercem.

    Saibam que oraremos por vocês. Saibam que rogaremos a Deus que envie os Seus anjos, vindos dos Céus, para protegerem os nossos anjos terrenos, Vocês! Contem conosco se pudermos ser úteis em alguma coisa.

    Com muito afeto e gratidão,

     

    Instituto Adventista Cruzeiro do Sul

  • Pais e responsavéis

    Estimados Pais e Responsáveis

    Por favor, fiquem atentos ao aplicativo do colégio para comunicação, orientação, bem como para questões pedagógicas. Caso ainda não tenha acessado o aplicativo, faça – o quanto antes por meio das orientações enviadas por e-mail no dia 17/02/20.

    Se por ventura não encontrar o e-mail de orientação acima citado, verifique sua caixa de SPAM. Verificando o não recebimento, acesse: gg.gg/appiacs e preencha o formulário.

    Em caso de dúvida contactar, por telefone, a secretária do colégio.

    Alertamos sobre a importância do acesso ao Aplicativo IACS, uma vez que todas as orientações e direcionamentos serão disponibilizados através dessa ferramenta.

    Atenciosamente

    IACS.

  • Comunicado Oficial

    O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul -IACS, comunica que em função do delicado momento mundial, causado pelo COVID-19, tem acompanhado atentamente às recomendações das autoridades públicas governamentais.

    Diante disso, as aulas presenciais estão suspensas por duas semanas, a partir da próxima quinta – feira, 19 de março, sujeitas à prorrogação.

    A partir desta terça- feira, dia 17 de março, os alunos terão suas ausências abonadas, e os pais e responsáveis receberão orientações quanto à suspensão gradativa.

    Nossa equipe pedagógica enviará posteriormente informações para o acesso remoto dos conteúdos acadêmicos, visando o mínimo possível de prejuízos no ano letivo.

    Para alunos residentes (sistema de internato), o IACS manterá a prestação regular do serviço de pensionato, ficando a critério dos pais ou responsáveis autorizar a saída dos alunos para seus domicílios. Caso a decisão for ausentar-se do pensionato, o retorno dos alunos somente ocorrerá após o período determinado oficialmente pelas autoridades públicas.

    Qualquer alteração nas orientações dadas, serão comunicadas através de canais oficiais do IACS , principalmente através do aplicativo IACS.

    Recomendamos a utilização do aplicativo Coronavírus -SUS, desenvolvido pelo Governo brasileiro, contendo cuidados, orientação de prevenção e outras informações.

    Sabendo o quanto a nova rotina será desafiadora para a escola, educadores, alunos, e família, agradecemos antecipadamente por contar com a compreensão e apoio de toda a comunidade escolar, sempre comprometida com a educação de seus filhos.

     

    Atenciosamente

    IACS.

     

  • Retiro espiritual debate ideias criativas para Escola Sabatina e G148 Teen

    A equipe da pastoral do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul -IACS, promoveu um retiro espiritual destinado aos alunos que estudam na Instituição e são líderes do projeto “Geração 148 Teen”, grupo que se dedica ao voluntariado por meio da prática de ações de evangelismo e solidariedade em prol de comunidades carentes. Participaram também alunos  que são  líderes da Escola Sabatina dos adolescentes do IACS.  O evento ocorreu de 28 de fevereiro a 1º de março em uma chácara próxima ao IACS, com a participação de cerca de 70 alunos.

    Na ocasião, os líderes discutiram e compartilharam ideias criativas de como tornar a Escola Sabatina e as ações do G148 mais dinâmicas e atrativas. Um exemplo foi a divisão dos alunos por classes:   professor, secretário e diretor de mídia. Também planejaram estratégias para ações do G148 Teen, na ocasião os alunos foram divididos em grupos por cores para gincanas.

    Kamille Vaz, aluna do IACS e professora de uma das classes dos adolescentes, afirma que o evento a ajudou a se aproximar de Deus e ter uma interação em grupo. “Primeiro, estar em meio à natureza nos faz estar mais conectados com Deus. E depois, as gincanas em grupo nos ajudaram a ouvir outras opiniões e elaborar estratégias para alcançar pessoas para Cristo, bem como tornar a Escola Sabatina relevante. É essa interação em grupo que queremos levar para a nossa classe,” explica Kamille.

    As palestras e reflexões do encontro foram conduzidas pelos pastores do IACS, André Prado e Rafael Reis,  tendo como adjutores Lucas Mulateler pastor da escola de Esteio, Roney Lopes líder de Evangelismo da Associação Norte Sul Rio-Grandense e Cláudia Graepp líder do Ministério dos Adolescentes da  mesma Associação.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157713372604383

Pular para a barra de ferramentas