Séries Iniciais

  • No Dia do Mestre

    Uma homenagem a todos os professores do IACS!

    Você não escolheu o seu caminho… foi escolhido. Não traçou metas especiais para isto ou para aquilo… Suas metas já lhe vieram prontas… Por certo, por  vezes, você quis desistir, mas não conseguiu. O chamado era inexorável, como lutar contra?

    Você não enriqueceu, nem enriquecerá certamente. Tem sobrevivido com esforço e muita luta.  Trabalho quase insano, muitas vezes sem o reconhecimento daqueles aos quais se dedica. Os problemas a enfrentar são muitos… trabalho fora, trabalho em casa. De manhã, de tarde, de noite… e se houvesse mais tempo, por certo haveria mais trabalho.

    Você já pensou em desistir… em buscar algo mais suave, mais compensatório, mais leve. Pensou, mas não conseguiu… Seu chamado foi muito solene. Mesmo querendo, você não conseguiu abdicar dele. Enfim… esta é a sua vida, não adianta tentar mudar. Sabe por quê?

    Porque Quem o chamou e lhe entregou o seu legado, o escolheu, pois viu  em sua pessoa  alguém à altura de cumprir a missão importante que estava á sua espera. Porque, a sua parte, só você poderia cumpri-la…

    E aí esta você, caro professor… Você, o escolhido pelo Pai das luzes  para também ser luz neste escuro mundo. Achou-se incapaz alguma vez? E Ele lhe disse:” …a minha graça te basta…” e bastou. E a sua luta continuou.

    Seu chamado foi imperioso. Não há como livrar-se dele. Recompensa? Muitas, ainda neste mundo, mas a maior delas está no futuro. Naquele belo futuro quando  “aqueles que a muitos ensinaram a justiça resplandecerão como as estrelas do firmamento.”  Você  é professor? Então tome posse desta bela promessa. Ela é sua.

    Quis o Redentor que você usasse o codinome que Ele usou neste mundo: Mestre! Honre esta palavra sagrada. Pense que você está seguindo as pisadas do mestre maior.

    Que neste seu dia especial, seu melhor presente seja pensar nas vidas que já ajudou a transformar e naquelas que ainda virão a você procurando quem lhe ensine o caminho da vida.

    ‘Querido Mestre, nunca desfaleças,

    Por teres do alvo, pálida visão.

    Jovens caminharão  nas ruas de ouro,

    Porque os conduziu a tua mão!

     

    (Lois Evans Hansen –adapt. Pela professora Aparecida Macedo para todos os professores do IACS)

  • Alunos plantam morangos na horta do IACS

    Alunos plantam morangos na horta do IACS

    Alunos do pré 5 plantando morangos na horta do IACS.

    Alunos do Pré 5 plantam morangos na horta do colégio e aprendem, na prática, como é todo o desenvolvimento da fruta antes de chegar aos mercados para consumo.

    Por: Juliana Prado

    O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul -IACS,  tem uma extensa área que está a disposição dos alunos, com vários ambientes que são utilizados  para fixar melhor o conteúdo dado em sala de aula, como salas ambientes, laboratórios, áreas de esporte entre muitos outros, mas um que tem se destacado para o Ensino Infantil é a Fazendinha do IACS. Criada em 2016, a fazendinha possui uma área para oficina de horta, espaço esse, usado pela turma do Pré 5 do Ensino Infantil da professora, Kellen Fiorese Franco para plantação de morangos!

    A sugestão de plantar morangos veio da curiosidade dos alunos em saber como é processo pelo qual a fruta passa até chegar aos mercados. Foi então que a professora sugeriu uma aula ao ar livre para plantar morangos e assim, acompanhar todo o seu desenvolvimento da fruta até a colheita. A professora utiliza a fazendinha a cada 15 dias. Para ela, é importante que as crianças tenham contato com elementos da natureza pois a educação infantil é um processo de desenvolvimento em vários aspectos. “Ter à disposição uma horta na escola traz para esses alunos novas possibilidades, favorecendo seu crescimento, sua socialização e aprendizado.  Através de atividades diversificadas,  através das quais é possível transmitir conhecimento de uma forma lúdica e prazerosa, “explica Kellen.

    A professora também utiliza a fazendinha para trabalhos em ciências sobre os animais, plantas, e enfatiza como esse tipo de atividade colabora para o aprendizado dos pequenos. Ela comenta que a partir do momento em que o aluno tem contato com o que foi ensinado, ele começa a criar hipóteses,  dúvidas,  e se abre  para um mundo novo de possibilidades. As crianças vão acompanhando o desenvolvimento dos morangos plantados por elas até estarem maduros o suficiente para a colheita.

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710679036977

  • Dia do Estudante

    Dia do Estudante

    Entre os dias 15 e 16  de agosto o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), proporcionou aos estudantes da instituição dois dias de atividades recreativas em homenagem ao dia do estudante comemorado dia 11 de agosto.

    Uma data muito importante para os alunos é o dia 11 de agosto, essa data foi escolhida para comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles.

    Na quinta-feira (15) e sexta feira (16) o IACS ofereceu aos alunos atividades recreativas com vários brinquedos infláveis no Centro de Eventos Aparecida Macedo, pipoca, suco, algodão doce, croissant de chocolate. Lá os estudantes se divertiram e foram homenageados pelos funcionários e professores do IACS que os receberam com muito carinho. Havia também um espaço para fotos, alguns puffs para descanso e muita diversão!

    O IACS deseja a todos os alunos bons estudos e que todos cresçam em seus desenvolvimentos acadêmicos!

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    Dia Mundial do Meio Ambiente

    Alunos foram até o Parque da Cidade de taquara e fizeram a limpeza.

    Por: Juliana Prado

    Neste bimestre, a Rede Adventista de Educação no Brasil, tem enfatizado no Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual – PMDE, o compromisso com o criacionismo, que nada mais é que uma campanha de conscientização ambiental, a responsabilidade que  temos com o meio ambiente  em que vivemos.

    Por isto, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS, neste bimestre, resolveu criar uma campanha de Preservação do Meio Ambiente, espalhando várias placas de alerta e lembretes para os alunos e funcionários  de que a vida do Planeta Terra depende de como o cuidamos para nós mesmos e para  as gerações posteriores.

    A data escolhida para efetivar esse movimento com os alunos  foi justamente o dia 05/06,  quando  se comemora  o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Várias ações foram realizadas neste dia.

    Os alunos do Ensino Fundamental II e os do Ensino Médio, neste mês, trouxeram ao IACS vários materiais recicláveis como papel, vidros, plásticos entre outros, que  serão destinados a uma cooperativa de reciclagem da Cidade de Taquara. A turma que trouxer a maior quantidade de recicláveis concorrerá a uma sorvetada oferecida pelo colégio.

    Para as crianças do Ensino Infantil e Fundamental I, as professoras trabalharam em classe o tema, estimulando a criatividade e a Educação Ambiental de forma lúdica com histórias, desenhos feito pelas próprias crianças. Algumas aproveitaram a estrutura escolar para ensinar como podemos reciclar e preservar objetos.

    A ação externa que o IACS realizou foi uma limpeza do Parque dos Trabalhadores.   Algumas turmas foram até o local e fizeram a limpeza e distribuíram vários panfletos com dicas que eles mesmos produziram para ajudar a comunidade. Algumas placas de educação ambiental que também foram espalhadas pelo local por onde passaram.

    Para Daniele Borges, coordenadora do evento, o objetivo foi criar algo com que os alunos pudessem aprender, na prática, como cuidar da natureza e de maneira efetiva. “Eles se envolveram em todas as etapas. Isto, sem dúvida, vai marcar a vida deles”, comenta Daniele.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157708943439917

  • Atento aos Sinais

    Atento aos Sinais

    Por: Juliana Prado

    IACS promove “Escola de Pais” para melhorar relacionamento entre pais e filhos.

     

    O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS tem como preocupação o bem-estar físico, mental e espiritual de alunos, pais e funcionários.  Pensando na qualidade de vida emocional e relacionamento entre pais e filhos, na última reunião de pais (30/05), a psicóloga Carolina Silva Raupp apresentou uma palestra que teve como título “Atento aos sinais”.

    Ela abordou temas como depressão infantil, irritabilidade, ansiedade, hiperatividade, pensamentos suicidas e como identificar através do comportamento possíveis desequilibro. Também deu algumas dicas de como melhorar o vínculo familiar. O objetivo foi levar os pais a uma reflexão sobre as emoções que as crianças sentem e como isso pode alterar o comportamento delas no seio  familiar e  na escola.

    Para a psicóloga Carolina, abordar a temática de emoções das crianças é sempre importante para que os pais mantenham uma conexão com os filhos e as dicas os lembram como podem melhorar a qualidade de tempo e atenção despendidos com os  filhos. “Tanto para crianças quanto para adolescentes a maior necessidade que eu percebo é a conexão. Eles precisam se sentir conectados com os pais ou amigos  para se sentirem acolhidos. Muitas vezes, porém, os pais estão mais conectados com a tela do celular e outros  eletrônicos do que com os próprios filhos”, afirma a psicóloga. Ao final, as crianças fizeram uma linda apresentação musical que encheu de orgulho os pais  e os  responsáveis que se faziam presentes.

    Confira as fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157708909125798

     

  • Noite do Oscar

    Noite do Oscar

    Álbum Completo Clique aqui.
  • Noite de Autógrafos

    Noite de Autógrafos

    Álbum Completo Clique aqui.
  • Uma aula especial

    Uma aula especial

    Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental , turmas 11 e 12, visitaram o restaurante do IACS para identificarem, na prática, como são preparados os alimentos saudáveis que são servidos aos alunos e também e como montar um prato colorido, bonito e apetitoso. Durante a visita, receberam valiosas explicações e dicas da nutricionista do Colégio, Sra. Eliane Paroschi Amaral. Os alunos puderam, também, degustar deliciosos morangos e outras frutas saborosas. Somos gratos, tia Eliane pela dedicação e carinho de toda a sua equipe para com a nossa alimentação. As lições recebidas forneceram conhecimento para toda a vida!

    Álbum Completo Clique aqui.

Pular para a barra de ferramentas