Séries Iniciais

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    Dia Mundial do Meio Ambiente

    Alunos foram até o Parque da Cidade de taquara e fizeram a limpeza.

    Por: Juliana Prado

    Neste bimestre, a Rede Adventista de Educação no Brasil, tem enfatizado no Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual – PMDE, o compromisso com o criacionismo, que nada mais é que uma campanha de conscientização ambiental, a responsabilidade que  temos com o meio ambiente  em que vivemos.

    Por isto, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS, neste bimestre, resolveu criar uma campanha de Preservação do Meio Ambiente, espalhando várias placas de alerta e lembretes para os alunos e funcionários  de que a vida do Planeta Terra depende de como o cuidamos para nós mesmos e para  as gerações posteriores.

    A data escolhida para efetivar esse movimento com os alunos  foi justamente o dia 05/06,  quando  se comemora  o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Várias ações foram realizadas neste dia.

    Os alunos do Ensino Fundamental II e os do Ensino Médio, neste mês, trouxeram ao IACS vários materiais recicláveis como papel, vidros, plásticos entre outros, que  serão destinados a uma cooperativa de reciclagem da Cidade de Taquara. A turma que trouxer a maior quantidade de recicláveis concorrerá a uma sorvetada oferecida pelo colégio.

    Para as crianças do Ensino Infantil e Fundamental I, as professoras trabalharam em classe o tema, estimulando a criatividade e a Educação Ambiental de forma lúdica com histórias, desenhos feito pelas próprias crianças. Algumas aproveitaram a estrutura escolar para ensinar como podemos reciclar e preservar objetos.

    A ação externa que o IACS realizou foi uma limpeza do Parque dos Trabalhadores.   Algumas turmas foram até o local e fizeram a limpeza e distribuíram vários panfletos com dicas que eles mesmos produziram para ajudar a comunidade. Algumas placas de educação ambiental que também foram espalhadas pelo local por onde passaram.

    Para Daniele Borges, coordenadora do evento, o objetivo foi criar algo com que os alunos pudessem aprender, na prática, como cuidar da natureza e de maneira efetiva. “Eles se envolveram em todas as etapas. Isto, sem dúvida, vai marcar a vida deles”, comenta Daniele.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157708943439917

  • Atento aos Sinais

    Atento aos Sinais

    Por: Juliana Prado

    IACS promove “Escola de Pais” para melhorar relacionamento entre pais e filhos.

     

    O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS tem como preocupação o bem-estar físico, mental e espiritual de alunos, pais e funcionários.  Pensando na qualidade de vida emocional e relacionamento entre pais e filhos, na última reunião de pais (30/05), a psicóloga Carolina Silva Raupp apresentou uma palestra que teve como título “Atento aos sinais”.

    Ela abordou temas como depressão infantil, irritabilidade, ansiedade, hiperatividade, pensamentos suicidas e como identificar através do comportamento possíveis desequilibro. Também deu algumas dicas de como melhorar o vínculo familiar. O objetivo foi levar os pais a uma reflexão sobre as emoções que as crianças sentem e como isso pode alterar o comportamento delas no seio  familiar e  na escola.

    Para a psicóloga Carolina, abordar a temática de emoções das crianças é sempre importante para que os pais mantenham uma conexão com os filhos e as dicas os lembram como podem melhorar a qualidade de tempo e atenção despendidos com os  filhos. “Tanto para crianças quanto para adolescentes a maior necessidade que eu percebo é a conexão. Eles precisam se sentir conectados com os pais ou amigos  para se sentirem acolhidos. Muitas vezes, porém, os pais estão mais conectados com a tela do celular e outros  eletrônicos do que com os próprios filhos”, afirma a psicóloga. Ao final, as crianças fizeram uma linda apresentação musical que encheu de orgulho os pais  e os  responsáveis que se faziam presentes.

    Confira as fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157708909125798

     

  • Noite do Oscar

    Noite do Oscar

    Álbum Completo Clique aqui.
  • Noite de Autógrafos

    Noite de Autógrafos

    Álbum Completo Clique aqui.
  • Uma aula especial

    Uma aula especial

    Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental , turmas 11 e 12, visitaram o restaurante do IACS para identificarem, na prática, como são preparados os alimentos saudáveis que são servidos aos alunos e também e como montar um prato colorido, bonito e apetitoso. Durante a visita, receberam valiosas explicações e dicas da nutricionista do Colégio, Sra. Eliane Paroschi Amaral. Os alunos puderam, também, degustar deliciosos morangos e outras frutas saborosas. Somos gratos, tia Eliane pela dedicação e carinho de toda a sua equipe para com a nossa alimentação. As lições recebidas forneceram conhecimento para toda a vida!

    Álbum Completo Clique aqui.

  • Semana Farropilha

    Semana Farropilha

    “Como a aurora precursora,
    Do farol da divindade.
    Foi o vinte de setembro
    O precursor da liberdade.”

    Estas palavras iniciais do Hino Sul-rio-grandense bem expressam o que significa , para os gaúchos, a comemoração da Semana Farroupilha. Vinte de setembro, marca a data em que a Guerra dos Farrapos teve seu início. Por isso o dia é chamado “Dia do Gaúcho” e é feriado estadual, razão por que, no IACS, ele foi comemorado no dia 14. Alunos e professores que desejaram estiveram pilchados (vestidos a caráter) durante toda a semana. As tradições gauchescas estiveram em alta. O campus escolar esteve colorido com prendas e peões de todas as idades. Gaúchos nativos, gaúchos de coração, uniram-se para homenagear os heróis farrapos que engrandeceram este torrão com seus feitos valorosos.
    “ É o meu Rio Grande do Sul,
    Céu, sol, sul, terra e cor.
    Onde tudo que se planta cresce,
    E o que mais floresce é o amor!”

    Álbum Completo Clique aqui.

  • Visita dos primários ao museu

    Visita dos primários ao museu

    Os alunos das três turmas do segundo ano do Ensino Fundamental, visitaram o Museu Histórico A.C.Harder, do IACS, nos dias 14 e 15 de setembro. Curiosos e interessados, examinaram com atenção todas as peças, atentos às respostas que eram dadas às suas perguntas. Depois, ouviram silenciosos um pouco da história da fundação e dos primeiros anos de funcionamento do então Colégio Cruzeiro do Sul. Saíram contentes, demonstrando já o amor que o IACS lhes inspira.

    Álbum Completo Clique aqui.

  • Desfile Cívico

    Desfile Cívico

    Mais um Dia da Pátria chegou! Estava um dia bonito, sem a chuva contínua dos dias anteriores. O vento intenso não tirou o brilho da parada cívica realizada pela Prefeitura de Taquara. Desfilaram as escolas municipais, as estaduais e também as particulares. Outras entidades também enriqueceram a atividade com a sua presença. O tema geral era: “Taquara: 130 Anos!” O IACS, como sempre fez o seu melhor e se apresentou na avenida com muita beleza e maestria. Faixas com dizeres significativos relembraram a história da cidade, desde a sua origem. Como não podia deixar de ser, dentro do contexto, foi também relembrada a história da fundação do IACS. Pelotões bem uniformizados, carros alegóricos, muita cor e muita alegria fizeram da participação do IACS algo que agradou e emocionou a todos. A faixa que encerrou a participação era um agradecimento à cidade aniversariante e dizia assim:“Parabéns, Taquara! O IACS agradece pelos 88 anos de carinhoso acolhimento!”

    Álbum Completo Clique aqui.

Pular para a barra de ferramentas