G148

  • Vigília Reúne mais de 170 pessoas no IACS

     

    Mais de 170 adolescentes e jovens participaram da vigília Click, promovida pelos Grêmios Masculino, Feminino e G148 do IACS e movimentou a madrugada do último sábado (06/10).

     

    Enquanto muitos jovens aproveitam o sábado à noite para assistir a séries ou sair com os amigos, um grupo especial de adolescentes e jovens dedicou algumas horas da madrugada do  sábado (06/10) para momentos de oração, louvor e reflexão. Promovida pelos Grêmios Masculinos e Feminino e o Geração 148 (G148) do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul -IACS, o tema da Vigília foi “Click”, baseado em um filme lançado a 11 de agosto de 2006 no Brasil, sob direção de Frank Coraci. A proposta foi para que os adolescentes repensassem em quem tem o controle de sua vida e como as escolhas podem trazer consequências.

    Com muitos momentos de oração e louvor, mais de 170 pessoas participaram do evento. O convidado especial foi o pastor escolar de Gravataí, Patrick de Sá, que falou sobre escolhas. Ele enfatizou que momentos e eventos como este deveriam ocorrer sempre. “A adolescência é uma fase de escolhas. Os jovens precisam ter uma referência para seguir, pois as escolhas deles vai ter consequências para todo o futuro. Momentos como este os fazem pensar em como ser assertivos nas decisões.”

    Águida Bruna é a líder espiritual do Grêmio Feminino e enfatiza que a intenção foi promover um momento espiritual significativo. “Toda a proposta foi muito bem pensada, todo o ambiente, as músicas a mensagem, tudo direcionado para que os adolescentes pudessem ter um momento com Deus de forma intensa e verdadeira. O foco foi o domínio próprio e em uma linguagem jovem virou o tema click” explica Águida.

    Gilberto Veiga de Souza que é diretor da classe dos adolescentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Colina, veio para o evento com mais de 30 jovens e adolescentes da sua igreja. Para ele, o programa foi muito bem organizado e espiritual. “Foi tudo muito organizado, e o intercâmbio de adolescentes é algo muito benéfico para todos os participantes. se houver outros eventos assim, sem dúvida, estaremos presentes!”, comenta Souza.

    O ponto alto do evento foi o final da programação, pois, depois de todos momentos de reflexão, uma lembrança foi entregue aos alunos: um chaveiro de controle com o versículo de Gálatas 2:20 que diz: “Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

  • No Outubro Rosa, IACS visita clínica de Oncologia

    No Outubro Rosa, IACS visita clínica de Oncologia

    Vista de alunos e funcionários na Oncoprev.

    Alunos e funcionários do IACS visitaram clínica de Oncologia em Taquara -RS com o objetivo de levar um pouco de ânimo para algumas mulheres em tratamento do câncer.

    Por: Juliana Prado

    Outubro é o mês do Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Com a intenção de animar um grupo de mulheres em tratamento, alguns alunos  e funcionários do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS, foram visitar a Clínica de Oncologia de Taquara – Rs a Oncoprev Oncologia na última quarta-feira, (02/10).

    Na clínica os alunos e funcionários realizaram uma serenata especial com a música “Pingo de chuva”, levaram um lenço rosa para elas e o pastor escolar do IACS André Prado trouxe uma mensagem de ânimo para algumas mulheres durante a quimioterapia.

    Serenata para as mulheres na quimioterapia.

    Para a enfermeira Roseli Carvalho Cardoso, responsável técnica pela Clina (RT), explica que a Oncoprev tem uma média de 235 pacientes, no qual, 80% deles é pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa etária dos pacientes que fazem tratamento na clínica é de 30 a 60 anos, podendo variar e o tempo mínimo para o tratamento é de seis meses.

    A enfermeira comenta: “A visita que o IACS realizou foi uma força para elas. Elas se sentem amadas, acolhidas, muitas não tem o apoio da família e nesse momento de fragilidade qualquer ato de amor tem muito peso no processo de reestabelecimento”.

    alunos presenteando as mulheres com lenço rosa.

    A organizadora da ação, Tanise dos Reis Carvalho, é gerente do departamento de Recursos Humanos (RH) e faz parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), comenta que esse tipo de ação é importante para os alunos que vão visitar, e para quem recebe a vista. “Para os alunos é significativo ver uma realidade diferente das que estão acostumados, fazendo com que eles se solidarizem com o próximo e possam ser úteis de alguma forma. Para quem recebe a visita, é importante o sentimento de acolhimento, um apoio emocional”, enfatiza Carvalho.

    Segundo a Organização mundial de Saúde (OMS), em 2018, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo  é responsável por 9,6 milhões de mortes. A nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. Nas Américas, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo a segunda principal causa de morte entre esse público.

    Ao longo desse mês a CIPA do IACS ainda irá realizar diversas ações voltadas para o Outubro Rosa.

  • Rede de Educação Adventista promove retiro espiritual no norte gaúcho

    Rede de Educação Adventista promove retiro espiritual no norte gaúcho

    95 alunos fizeram parte do evento, inclusive alguns alunos representando o IACS. Fotos: Guillermo Carbonell

    O evento recebeu o nome de Together e ocorreu como sua primeira edição na região. 

    Por: Giovanni Manzolli

    Alunos de 6 instituições da Rede de Educação Adventista do norte do Rio Grande do Sul, participaram da primeira edição do Together, um retiro espiritual, de 13 a 15 de setembro, no Sítio São Luiz, no município de Novo Hamburgo (RS). As atividades tiveram o propósito dar um maior estímulo aos estudantes que mais participam das atividades espirituais nas escolas e colégios do território. A Escola Adventista de Erechim, que também está na região norte do estado, foi a única a ficar de fora por se localizar muito distante do local do evento.

    A organização da programação ficou por conta dos professores de ensino religioso das unidades escolares, assim como a escolha dos alunos que estiveram presentes no acampamento. Entretanto a iniciativa foi assistida pela sede administrativa da Igreja Adventista da região.

    “Nosso objetivo é que cada um desses alunos cristãos trabalhe com um aluno não cristão para que esse faça um estudo bíblico. Isso os motivou para que trabalhem com mais envolvimento”, explica Jonas Nicolay, líder do departamento de educação da Igreja Adventista no norte gaúcho.

    Testemunhos de alunos e professores que tiveram experiências marcantes no seu relacionamento com Deus foram apresentados aos adolescentes como uma forma de motivá-los a se aproximar de Jesus. Eduardo Ramos, de 17 anos, estuda no Colégio Adventista de Gravataí. Ele já foi usuário de drogas. Graças a influência religiosa da educação adventista ele se aproximou de Deus, deixou de ser dependente químico e pode compartilhar sua história de vida com os demais alunos presentes. “Nesses eventos a aproximação de Deus é muito grande. A gente volta com a cabeça totalmente diferente da que tínhamos quando viemos. Cada um volta com uma lição de vida”, diz Ramos.

    “Como professor de religião enxergo o Together como um combustível espiritual na vida dos alunos. Através deste encontro eles podem encontrar a certeza de que têm amigos em outras escolas e colégios que partilham das mesmas lutas e, deste modo, podem perseverar em oração, além de aperfeiçoar seus dons em conjunto”, comenta Lucas Muletaler, professor de ensino religioso do Colégio Adventista de Esteio (RS).

    O pastor e jornalista Adriano Luz, diretor geral da Rádio Novo Tempo, foi o palestrante oficial. Ele falou sobre as experiências em missões evangelísticas que viveu em vários países, ao longo da carreira, e contou sobre seu trabalho como gestor da emissora de rádio.

    Entre os momentos de comunhão com Deus houve espaço para recreação e brincadeiras, como a Festa das Nações, para a qual todos se fantasiaram com roupas típicas de diversas nacionalidades e participaram de um concurso onde a melhor fantasia da festa foi premiada.

    No último dia, os 95 participantes receberam a tarefa de escolher um colega de classe para quem devem oferecer um estudo bíblico.

    Após a recepção positiva dos estudantes nessa primeira edição, a intenção dos organizadores é que o Together aconteça anualmente.

  • Ações do Quebrando o Silêncio impactam cidades no Vale do Paranhana no Rio Grande do Sul

    Ações do Quebrando o Silêncio impactam cidades no Vale do Paranhana no Rio Grande do Sul

    Alunos do IACS em ação do Quebrando o Silêncio na Cidade de Taquara com a presença do Secretário de Desenvolvimento Social Anildo Ribeiro Araújo.

    Com o intuito de incentivar a denúncia sobre casos de abuso e violência, vários alunos e funcionários do IACS foram às ruas para chamar atenção para a gravidade do assunto.

    Alunos e funcionários do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), realizaram neste último sábado (24), ações sociais com os moradores de três cidades do Vale do Paranhana: Taquara, Igrejinha e Parobé,  para conscientização do Quebrando o Silêncio. Um projeto que existe desde 2002 promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em toda a América do Sul, que tem como propósito ações de prevenções à casos de abuso e violência

    Na ocasião  o grupo que ficou em Taquara -RS se caracterizou de preto e com o rosto pintado de branco, concentraram -se no semáforo no centro da cidade, com vários cartazes que faziam menção aos diversos tipos de violência, distribuíram também revistas que abordavam o tema.

    Se fez presente na ação o Secretário de Desenvolvimento Social de Taquara, Anildo Ribeiro Araújo. O Secretário comentou que a iniciativa do projeto  é importante para a comunidade taquarense pois reforça o apoio a denúncia de todo o tipo de violência.

    A Rua Coberta de

    Coral de Adolescentes do IACS com cartazes que incentivam a denuncia em casos de abuso.

    Parobé recebeu diversos alunos também caracterizados com o mesmo propósito de conscientização e distribuição de materiais.

     

    Em Igrejinha, a Banda Marcial do IACS fez uma movimentação próximo ao Shopping a céu aberto Alles Blau, houve várias encenações dos alunos buscando ilust

    Banda Marcial do IACS em passeata na Cidade de Igrejinha.

    rar situações de violência e abusos para impactar a comunidade que assistia. O encerramento foi com o Coral de Adolescentes do IACS cantando a música “Somente Amar”.

     

    Para o pastor e Diretor Interno do IACS Cédrik Muniz Sprotte a importância  da participação dos alunos em projetos como este é justamente para que eles possam colaborar com a comunidade para incentivar a denúncia em casos de abuso e para que os mesmos possam ajudar amigos que passam por esse tipo de dificuldades.  “Quando eles (Alunos) participam de projetos assim o tema fica mais latente, fica mais fácil para eles se ajudarem, pois é assunto muito velado, mas que precisa ser falado” explica o pastor.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710708456796

  • “Contrl +Z, D-s Refaz”

    “Contrl +Z, D-s Refaz”

    IACS realiza um Culto de Boas -Vindas para os alunos residentes, no último sábado (03/08), com uma programação diferenciada, agradando todos.

    Por: Juliana Prado

    “Contrl +Z, D-s Refaz”, este foi o nome do programa especial do último sábado (03/08) para os alunos do  Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) em Taquara no Rio Grande do Sul. A proposta foi dar as boas-vindas para os alunos de uma forma dinâmica e espiritual com uma programação diferente e interativa.

    O culto do “Contrl +Z, D-s Refaz”,  alterou o horário rotineiro do sábado logo pela manhã, pois o programa iniciou às 10h, com um momento individual de devoção pessoal para os alunos.  Eles tiveram 30 minutos para orar e ler a Bíblia espalhados pelo campus do Colégio. Após este momento, aconteceu o  culto  JA (Jovens Adventistas), que foi invertido sendo então pela manhã. Dentro da programação de JA, houve dois quadros novos, o “Emoji Bíblico”,  no qual os alunos podiam enviar as respostas por WhatsApp e  “Testemusic”. Para este momento, o convidado especial foi o cantor Gabriel Tavela que trouxe para os alunos mensagens de reflexão com testemunhos e músicas.

    No período da tarde, às 13h30, todos tiveram a oportunidade de estudar a Lição da Escola Sabatina de forma bem interativa, respondendo a várias perguntas através de um aplicativo online de questionários.  Então aconteceu o culto do “Contrl +Z, D-s Refaz”, que focou em como Deus pode refazer a vida através da decisão do querer Deus presente.

    Alunos em momentos de devoção pessoal espalhados pelo IACS.

    Para o pastor escolar do IACS, André Lemes Prado, toda a proposta de um culto assim é para que haja mais interação entre os estudantes  e os incentive a pensar em fazer as escolhas certas. Foi uma forma de dizer aos alunos  que são bem – vindos ao IACS para o segundo semestre. E enfatiza que a Igreja não é só  um Templo, mas uma comunidade que tem como base o relacionamento. “ Queremos que eles usem os relacionamentos de amizade para fortalecer o espiritual deles, eles precisam ser a igreja por onde passarem.” Explica o pastor.

    A aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Ellen Chaulet Rodrigues, comenta que gostou  do culto nesse formato invertido, “O culto tradicional de sábado é muito importante e a gente gosta, mas foi legal a dinâmica de algo interativo e que teve mais a nossa linguagem. Eu me senti bem próxima de Deus”, enfatiza Ellen.

    Pastor Cédrik Sprotte explanando sobre o tema ““Contrl +Z, D-s Refaz”.

    A direção interna, na pessoa do pastor Cédrik Muniz Sprotte explica que a ideia é proporcionar aos alunos mais momentos espirituais, além dos que já existem  para proporcionar várias experiências legais voltadas à adoração e estudo da Bíblia de uma forma renovada, mas sem perder o foco na mensagem que a instituição prega.

    Oração de consagração por todos os alunos do internato.

     

  • Volta às aulas: 2° Semestre 2019

    Volta às aulas: 2° Semestre 2019

    Por: Juliana Prado

    Foi com grande prazer que o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul- IACS recebeu alunos e funcionários  para o segundo semestre do ano letivo de 2019!

    Para recebê-los, foi preparado, na quinta- feira (25/07), um programa com palestras motivacionais e pequenos mimos.

    No período da manhã, todos os professores assistiram à palestras com a psicóloga e coaching Svitlana Samoylenko sobre Saúde Emocional. À tarde,  os servidores  assistiram à palestra sobre accountability, um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas, focando em atitudes e escolhas para um bom desenvolvimento afetivo, emocional e profissional.

    Foi apresentado aos servidores os planejamentos financeiros pelo Diretor de Finanças, Guenny Silva de Andrade, que expôs os gastos e as melhorias que o colégio vem desenvolvendo ao longo do ano, como reformas em salas, melhor estrutura nos dormitórios para os alunos residentes, aquisição de materiais pedagógicos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, pinturas e as novidades que virão em breve, como um corredor coberto para o Ensino Infantil e Ensino Fundamental 2, dando acesso aos prédios centrais. Está prevista também uma reestruturação na capela do residencial masculino e uma área de playground para as crianças.

    Fez- se presente o representante do  Instituto de Missões, relatando ao grupo sobre a viagem da Missão Calebe que levou a Montevidéu- Uruguai  um grupo   de 14 alunos que doaram parte de suas férias para servirem a uma  comunidade carente. Duas das atividades realizadas por esses alunos foram a Escola Cristã de Férias e a  limpeza e pintura de um terreno e prédio  que atendem uma das sedes da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Esta é uma agência humanitária que surgiu com o propósito de arrecadar mantimentos, roupas e remédios para os flagelados de guerras, desastres naturais e outras catástrofes.

    Neste encontro com todos os servidores do IACS o encerramento foi em grande estilo com um buffet de sopas.

    No dia 29/07, segunda-feira, aconteceu o retorno às aulas para todos os alunos. Para estes, a recepção foi com música ao vivo, na qual todos os pastores da escola tocaram várias músicas para alegrar o intervalo (recreio) que, nesse dia foi prolongado. Os alunos também receberam um docinho da equipe acadêmica em demonstração da alegria em tê-los de volta. Assim foi o início das atividades normais do IACS para o segundo semestre de 2019.

    Instituto de Missões relatando sobre a Missão Calebe no Uruguai.

    Pastores dando as boas vindas para os alunos no primeiro dia de aula através de várias musicas.

Pular para a barra de ferramentas