Ensino Médio

  • Coral dos Adolescentes no Encontro Anual da Educação Adventista

    Coral dos Adolescentes no Encontro Anual da Educação Adventista

    A União Sul Brasileira -USB da Igreja Adventista do Sétimo dia- IASD promoveu, de 22 a 24 de março, o Encontro Anual da Educação Adventista. O evento ocorreu no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE) em Santa Catarina.

    O Coral dos Adolescentes (CA) do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS participou da abertura do Encontro, na noite do dia 22, sexta-feira, apresentando a Cantata “O Autor da História”, tema geral das reuniões. Com belos cenários, a dramatização de cenas bíblicas, entremeadas de músicas alusivas, emocionou a todos.

    Na viagem o CA também se apresentou na Escola Adventista do Estreito, e na Igreja Adventista de Criciúma- SC.

    Foi um fim de semana de bênçãos. O IACS foi bem representado e o nosso Deus foi louvado com todas as glórias que Lhe são devidas.

     

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157677383560057

  • Festa das Nações 2019

    Festa das Nações 2019

    Festa das Nações proporciona interação de alunos

    Todos os anos o Instituto Adventista Cruzeiro do SUL -IACS, realiza uma recepção bem especial para os novos alunos que vêm estudar e residir na Instituição, é a Festa das Nações, também conhecida como “Festa dos Novatos.” Assim, no último domingo, dia 17, os iacsenses tiveram a oportunidade de participar desta festa e de se deliciar com as comidas típicas das regiões do Brasil, tudo preparado com muito capricho. Muitos se caracterizaram com roupas típicas de seu estado ou país e, num ambiente bem descontraído, puderam relembrar peculiaridades de seu próprio estado, ao mesmo tempo em que tiveram a oportunidade de conhecer aspectos de outros estados brasileiros e até de outros países. Este conhecimento foi enriquecido com um desfile das bandeiras desses vários lugares.

    Alguns alunos do IACS também apresentaram peças teatrais. A aluna Maria Eduarda dos Santos Vargas, do 1º ano do Ensino Médio, realizou um belo espetáculo de Patinação Artística.

    No entanto, o ponto alto desta confraternização foi mostrar aos alunos novatos um pouco da tradição gaúcha com a demonstração de alguns aspectos da cultura gauchesca, através de apresentações da invernada adulta do Centro de Tradições Gaúchas “ O Fogão Gaúcho”. O grupo apresentou danças típicas, entre elas, destacando-se a famosa Chula.

    Para o aluno do 2° ano do Ensino Médio, Gerard Teixeira Bourscheit , o que mais chamou sua atenção foi a entrada das bandeiras, que mostrou a diversidade de alunos que estudam aqui. “ Goste também das apresentações das danças típicas, pois isto mostrou para alunos de outras regiões um pouco da nossa cultura gaúcha”, acrescentou ele.

     

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/46690162354/in/album-72157707649725624/

  • Ensaio Inaugural do Coral dos Adolescentes 2019

    Ensaio Inaugural do Coral dos Adolescentes 2019

    Em clima musical e descontraído, os novos integrantes do CA são recebidos no ensaio inaugural 2019

    O ensaio inaugural do Coral dos Adolescentes – CA 2019 marcou a noite da quarta-feira, dia 13 de março. Todos os anos, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS recebe alunos novos interessados em participar deste Coral . Pensando nisto, a equipe do CA prepara um momento muito especial para receber os alunos que passaram na seletiva para cantar no CA. O ensaio inaugural é o momento em que os novos coristas têm a oportunidade de conhecer todos os outros integrantes veteranos, ouvi-los cantar, integrarem-se a eles, além de se deliciarem com um coquetel bem especial.

    A recepção foi feita pelos alunos que já participam do Coral, com muita música, com apresentações de cada naipe de voz: Soprano, Contralto, Tenor e Barítono. Cada grupo fez uma apresentação musical diferente para receber os novatos. Houve também um divertido jogo de perguntas para os coristas novos e os veteranos.

    Com músicas e brincadeiras, toda equipe do CA proporcionou aos novos integrantes do Coral um clima de boas-vindas! Os novos participantes desfilaram num tapete vermelho e tiveram algumas dicas de como se tornar bem-sucedido no CA.

    Nessa noite, todos puderam ter uma noção das muitas emoções boas que terão ao longo do ano com a família CA.

     

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157690374344283

  • Semana de Hábitos de Estudo

    Semana de Hábitos de Estudo

    Nos dias 13, 14 e 15 deste mês de março, os alunos do IACS tiveram o privilégio de receber orientações preciosas sobre a importância do desenvolvimento de hábitos de estudo. Sabemos que cada um tem o seu próprio jeito de assimilar os conhecimentos. A partir disto, convém avaliar como aproveitar melhor o potencial de aprendizagem.  Muitos conselhos foram passados aos estudantes. Eis alguns:

    • Evitar faltar às aulas, bem como não chegar atrasado;
    • Evitar conversar em aula;
    • Não guardar dúvidas; perguntar
    • Ser organizado e respeitar as datas de entrega de trabalhos;
    • Desconectar-se das redes sociais quando for estudar;
    • Ter como foco único o ato de estudar.

    Há muitos outros que cada um vai descobrindo à medida em que estuda. E no final, a resposta é certa: “hábitos de estudo formado, conhecimento redobrado!”

    E para incentivar os alunos ao estudo, na sexta feira (15), foi o dia da entrega de medalhas aos alunos cujas médias atingiram o alvo proposto pela escola para o ano letivo de 2018. Muitos ganharam ouro, prata e diamante.

    Alegria para o que receberam e incentivo para os outros fazerem o seu melhor a fim de merecerem uma medalha em 2019.

    Bons Estudos!

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157706046397001

  • Dia Internacional da Mulher

    Dia Internacional da Mulher

    No dia 8 de março o IACS homenageou a todas as mulheres com presentes e uma recepção digna de tapete vermelho!
    Escrito por: Myllena Fortes*

    Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Até então, não havia uma data específica para homenagear este ser tão importante, a mulher. Dia para se ressalte a sua posição digna diante da sociedade, com direitos e deveres iguais aos dos homens.

    É comum, neste dia, enviar a elas flores e chocolates como forma de comemorar a data, deixando a mulher sentir-se muito especial. Mesmo se tratando de um gesto singelo e gentil, a verdade é que o Dia Internacional da Mulher tem um significado muito mais forte e nobre.

    Os meninos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul fizeram uma surpresa para as meninas e mulheres que perfumam e embelezam nosso campus. Professoras e demais funcionárias da Instituição foram homenageadas e receberam um mimo. As alunas passaram por um corredor vermelho, sendo aplaudidas por alguns meninos, representando todos os outros e também receberam uma simbólica lembrança.

    Houve, ainda, um momento de homenagem às professoras e funcionárias com direito a uma lembrancinha, música significativa e uma poesia que fez todas as mulheres se emocionarem!

    O culto de sexta à noite, o CA 20zero2 também fez vibrar o coração das meninas do internato e de todas as mulheres presentes. Foi dirigido apenas por meninos. Com muita música, louvor, alegria prestaram uma homenagem diferente. Foi escolhida uma funcionária que, representado todas as outras mulheres, recebeu como presente um dia, durante a semana, com atividades de que toda mulher se agrada: salão de beleza, book fotográfico, cesta de presentes e uma sessão de massagem. Cladeci da Silva Rosca, a felizarda que estaria representando as mulheres iacsenses, declarou: “Foi muito emocionante, me senti mais especial, amo trabalhar nesta Instituição!”.

    Sem dúvida, este 8 de março foi realmente especial para as meninas, mulheres do IACS!

    Parabéns a todas as mulheres!

     

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157705839705931

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/sets/72157707566609294

  • Programações Espirituais do IACS em nova roupagem

    Programações Espirituais do IACS em nova roupagem

    Com um toque de mudança, as programações espirituais do IACS cativam os alunos. 

     

    O ano letivo de 2019, no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), trouxe  várias programações especiais para os alunos internos e externos. Algumas apenas trocaram de nome e horário e outras são novidade total. 

    Uma das programações que é a “cara” do IACS, e já existe  há  algum tempo é a chamada “Comunhão Ativa”.  O programa começou para ser a classe da Escola Sabatina do Coral dos  Adolescentes, que existe desde 1995, CA como é chamado carinhosamente. Há alguns anos, o formato foi mudado e o programa, no sábado pela manhã,  passou a chamar-se “Comunhão Ativa.”  

    Neste ano,  a programação  passou a acontecer nas sextas-feiras à noite  e o nome foi alterado  para Ca20zero2. Justamente por começar às 20h02.   É realizado na igreja do IACS.   

    Ao longo do ano, vários tipos de Comunhão Ativa serão realizados como: CA Plus, CA Light, entre outros. É um culto voltado para os jovens, mas está aberto a todos que o quiserem assistir.  A atividade tem o nome de “Comunhão Ativa”  porque o relacionamento com Deus tem que ser vertical e ativo”, afirma Ana Maria Macedo de Quevedo, organizadora do CA.  

    Outra programação que chegou, cativando os alunos, foi o “G148 Teen IACS”. A atividade tem esse nome,  pois faz referência ao projeto “Geração 148, ou G148 Teen”.  É um programa para jovens e adolescentes nascido no Unasp, com o pastor Felipe Tonasso, que quis colocar em prática o verso de Romanos 14:8, que diz: 

    “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos ou morramos, somos do Senhor.” 

    Ele ocorre durante o sábado e é dividido em três partes: pela manhã,  estudo da Lição da Escola Sabatina, em  15 classes, cada uma com 25 alunos   Na parte da tarde, serão programadas ações missionarias e o terceiro passo serão os encontros semanais, para fortalecer o vínculo de amizade entre os alunos  e o estudo de vários temas reflexivos.. 

    “A finalidade do G148 aqui no IACS é a de ajudar os jovens e adolescentes na comunhão e no relacionamento com Deus, para que possam fortalecer sua fé,” declara o pastor escolar do IACS, André Lemes Prado. Para o aluno Daniel Malcum Trein, estudante do 3° ano do Ensino Médio, o G148 veio para colaborar nos estudos diários da Lição dos Adolescentes e explica: “Eu achei muito legal esse formato, porque em classes, os estudos podem ser mais interativos”. 

    E para fechar a tarde sabática  desses meninos e meninas que são internos ou externos, vem a   programação do antigo JA (Jovens Adventistas) que agora adota um novo formato em sua programação. Este   acontece como se fosse  jornal descontraído, com trocadilhos, homenagens especiais, participação musical de alunos e a banda do IACS formada também por alunos. 

    Para Emilson Possmoser, Coordenador do Departamento de Marketing do IACS,   a estratégia usada foi o programa ser descontraído, alegre e festivo para chamar a atenção dos alunos.  

    Confira mais fotos;

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157707354527505

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157707354575985

  • Missão Calebe 2019

    Missão Calebe 2019

    Alunos do IACS realizam ações sociais na cidade de La Paz, Bolívia, de16/01 a 02/02/2019 e impactam a comunidade Boliviana.

    Enquanto a maioria das pessoas aproveita o mês de janeiro para curtir as férias, um grupo seleto de alunos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) trocou o momento de lazer e descanso pelo trabalho. Um grupo de 20 alunos, professores e pastores capelães da instituição viajaram para a cidade de La Paz, Bolívia, entre da 16/01 a 02/02/2019. Foi o projeto “Missão Calebe”.

    Esse projeto é uma iniciativa da Igreja Adventista em várias regiões do Brasil que movimenta a juventude para encontrar, nas férias, uma oportunidade de auxiliar a comunidade com trabalhos sociais.

    Na cidade de La Paz, os 20 alunos foram imersos numa cultura nova, com uma alimentação diferenciada, vestuário característico e, claro, puderam treinar e aprender um pouco mais sobre a língua espanhola.

    Os alunos realizaram uma Escola Cristã de Férias, para cerca de 20 crianças bolivianas. Lá, as crianças tiveram a oportunidade de aprender histórias da Bíblia, participar de várias atividades práticas e recreativas. Também realizaram uma série de Evangelismo para os adultos e abordaram temas reflexivos e palestras motivacionais.

    Outra ação que impactou muita a comunidade foi a reforma de uma escola local. Os alunos realizaram ações de limpeza do local, pintura, para deixar uma estrutura com um pouco mais de qualidade para as crianças do local.

    O pastor escolar André Lemes Prado, idealizador do projeto no IACS, explica: “Os desafios foram muitos nessa missão, pois os alunos foram envolvidos numa realidade diferente daquela a que estavam acostumados na cultura na Bolívia. Mas valeu a pena, eles se esforçaram muito”.

    O aluno Filipe Burgie Kuehl já participou de 7 Missões Calebe e comenta que esta última foi a mais desafiadora daquelas de que participou. “Esta missão foi incrível, mas foi a que tivemos que superar mais desafios, numa própria cultura diferente, numa língua estrangeira. Tivemos que nos adaptar.”

    Que Deus e aperfeiçoe e complete o que a Missão Calebe do IACS realizou em terras bolivianas!

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/46303496655/in/album-72157678976654758/

     

     

     

  • Volta às aulas 2019

    Mais um ano letivo se inicia. Além da expectativa de novos amigos e novos conteúdos, vem a ansiedade por comprimir objetivos de longo e curto prazo. Para facilitar o aprendizado vamos dar algumas dicas de estudo e organização:

    1. Organize o material: deixe na mochila tudo que for relacionado à Organize um horário de estudo e um local específico para isso.
    2. Determine as suas metas e objetivos:tenha em mente o que você quer neste ano. Organize as ideias e coloque as metas, de curto e longo prazo, que você deseja cumprir.
    1. Organize o horário das aulas: busque um equilíbrio entre as atividades da escola e as de lazer. Isso é fundamental! Reserve pelo menos 3 horas diárias para estudos e leitura.
    2. Equilíbrio no sono e na alimentação: procure dormir 8 horas por noite e tenha uma alimentação equilibrada.  Esses dois itens afetam diretamente na disposição e humor para um dia atarefado.
    3. Faça amigos: ajude os outros com as dúvidas. Isso é ótimo para você fixar o conteúdo. Estude em grupo. Além de ser mais produtivo, pode ser mais divertido.
    4. Crie uma agenda de atividades: essa é uma dica de ouro, pois além de facilitar na organização do dia a dia, cria o habito de ficar focado e não deixar nenhuma atividade para trás.
    5. Sempre faça as lições de casa: ao colocar em ordem as atividades da escola, você não acumula conteúdo para as provas.
    6. Evite as distrações com o celular: se programe para não usar o celular enquanto estuda. É uma tentação checar as mensagens ou dar uma olhada nas redes sociais. Foque no que é importante! Você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Na internet existem muitos sites que podem colaborar para uma formação acadêmica mais rica em conhecimento.

    Agora, é só colocar em práticas essas dicas e ter um ano letivo incrível.

    Bons Estudos!

  • Formaturas 2018

    Formaturas 2018

    Formaturas do 9° ano do Ensino Fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio emocionam alunos, professores e convidados no último domingo, dia 09/12.

    Por: Juliana Prado

    Os momentos mais especiais na vida estudantil são aqueles que marcam as conquistas, resultado da dedicação aos estudos e ao avanço para novos desafios. Uma dessas conquistas, foi a formatura dos alunos do 9°ano do Ensino Fundamental (EF) e do terceiro ano do Ensino Médio (EM) do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), neste ano de 2018.

    No IACS, a formatura é tradicionalmente marcada por uma celebração realizada nas instalações do colégio com a presença de professores, funcionários, pais, convidados e formandos. A cerimônia deste ano aconteceu no último dia 09 de dezembro e foi marcada por muita emoção. Pela manhã, a formatura foi dos alunos do 9° ano do EF, que agora passam ao EM. À noite, foi a vez dos alunos do terceiro ano do EM que se se despedem da escola, em busca de novos rumos do início da vida adulta.

    O paraninfo religioso das duas formaturas foi o capelão do IACS, Pr. Rafael Reis. Suas palavras, nos dois discursos, emocionaram os alunos, dando-lhes conselhos e os fazendo refletir sobre as atitudes que precisam ter a partir desta nova etapa.

    Homenagens – Tanto os alunos do 9° ano quanto os do terceiro ano do EM, reservaram uma parte da cerimônia para homenagens. Fizeram discursos muito emocionados sobre a importância de seus professores no dia a dia, como alunos do IACS. Também usaram lindas palavras ao agradecerem a Deus, aos pais, aos professores, aos colegas..

    Um dos porta-vozes dos formandos foi o aluno Artur Ramos, aluno que se destacou, em 2018, pela excelência em tudo que fazia. “Somos gratos a Deus pelos mestres que tivemos; professores maravilhosos e, que de fato, foram muito além do ensino. Cumpriram fielmente o dever de educar, indo muitas vezes além daquilo que suportavam e lhes era cobrado”, explanou com emoção! Hoje, Artur sai do colégio e já está com uma vaga garantida no Instituto Adventista Paranaense- IAP, em Maringá no Paraná, onde irá cursar Teologia.

    Outra mensagem significativa de toda a cerimônia foi apresentada pelos professores Marcelo Haubert e Alexandre Hoeltgebaum. Eles destacaram a força da relação entre professor e aluno no IACS.

    Além das homenagens musicais aos formandos, foi separado um momento para homenagear a Fidelização à Educação Adventista para aqueles alunos que desenvolveram sua vida acadêmica até aqui, na rede educacional adventista.

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157704480743824

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157698609972860

     

    Para baixar as fotos feitas pela Dardo Produtora  clique aqui.

    Caso tenha alguma dúvida de como baixar as imagens, assista o vídeo.

  • Semana da Arte – 2018

    Semana da Arte – 2018

    Semana da Arte – 2018

    Semana da Arte 2018, trouxe como tema: Superação, e os alunos do segundo ano do ensino médio escolheram como personagens: Malala Yousafzai, Eva Sopher, Abraham Lincon e Stephen Hawking

     Entre os dias 1 a 5 setembro aconteceu a semana mais esperada pelos alunos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) – Semana da Arte. É nesta semana em que os alunos do segundo ano do ensino médio, se empenham para representar histórias de vida de vários personagens.

    Em sua 11° edição, o tema deste ano, foi Superação. Porém a preparação para que essa semana se concretize, se inicia no primeiro semestre do ano letivo e todo o planejamento desde a escolha do personagem, elaborar roteiros, cenários, ensaios são realizados. Mas essa semana não envolve só as turmas de segundo ano, vários alunos de outras turmas também se dedicam para colaborar com a Semana da Arte e em espirito de colaboração todos se envolvem.

    A abertura se deu com o enfoque de igualdade e superação contando a história de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa, ativista que aos 17 anos ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Na teça, o personagem escolhido foi Eva Sopher, conhecida pelo povo gaúcho como a “Guardiã do Theatro São Pedro em Porto Alegre e a encenação mostrou sua trajetória de vida desde sua triste saída da Alemanha para o Brasil, suas dificuldades aqui vivenciadas e como conseguiu se tornar um ícone importante para nosso pais através de seus esforços para “manter vivo” o Theatro São Pedro.

    Na quarta os alunos abrilhantaram ao público contando a história de Abraham Lincon, um dos personagens mais marcantes da história dos Estados Unidos, não só pela sua persistência em busca ao cargo da presidência, mas por marcar seu país com a Abolição da escravidão. O encerramento fechou com chave de ouro a semana que trouxe cultura para alunos, professores, funcionários e pais que se fizeram presente. O personagem escolhido pela turma do segundo ano do ensino médio foi Stephen Hawking, físico inglês que apesar de paralisado por uma doença degenerativa, se tornou celebridade por produzir algumas teorias fundamentais da física.

    A coordenadora do evento Ana Maria Macedo explica que é proposto aos alunos um tema e baseado nisso eles escolhem os personagens, e elaboram todo o roteiro e a estrutura das peças. Para Ana, cada Semana da Arte é única e especial. “Essa é uma semana que sempre traz boas surpresas, pois os alunos se envolvem e desenvolvem várias áreas da vida, não só acadêmica”, diz Ana.

    Para o aluno do segundo ano do ensino médio Kenneth Vera Wolf, que interpretou Abraham Lincon, explica que levou 5 meses para decorar todas as falas e comenta que a colaboração e o envolvimento de outros alunos fizeram a diferença, “ O envolvimento de vários alunos, fez a diferença, a cooperação de todos foi o maior ensinamento ”.

    Uma semana de muito envolvimento de vários alunos e, como resultado, as peças surpreenderam quem se fez presente nessa semana!

Pular para a barra de ferramentas