Ensino Fundamental I

  • No Dia do Mestre

    Uma homenagem a todos os professores do IACS!

    Você não escolheu o seu caminho… foi escolhido. Não traçou metas especiais para isto ou para aquilo… Suas metas já lhe vieram prontas… Por certo, por  vezes, você quis desistir, mas não conseguiu. O chamado era inexorável, como lutar contra?

    Você não enriqueceu, nem enriquecerá certamente. Tem sobrevivido com esforço e muita luta.  Trabalho quase insano, muitas vezes sem o reconhecimento daqueles aos quais se dedica. Os problemas a enfrentar são muitos… trabalho fora, trabalho em casa. De manhã, de tarde, de noite… e se houvesse mais tempo, por certo haveria mais trabalho.

    Você já pensou em desistir… em buscar algo mais suave, mais compensatório, mais leve. Pensou, mas não conseguiu… Seu chamado foi muito solene. Mesmo querendo, você não conseguiu abdicar dele. Enfim… esta é a sua vida, não adianta tentar mudar. Sabe por quê?

    Porque Quem o chamou e lhe entregou o seu legado, o escolheu, pois viu  em sua pessoa  alguém à altura de cumprir a missão importante que estava á sua espera. Porque, a sua parte, só você poderia cumpri-la…

    E aí esta você, caro professor… Você, o escolhido pelo Pai das luzes  para também ser luz neste escuro mundo. Achou-se incapaz alguma vez? E Ele lhe disse:” …a minha graça te basta…” e bastou. E a sua luta continuou.

    Seu chamado foi imperioso. Não há como livrar-se dele. Recompensa? Muitas, ainda neste mundo, mas a maior delas está no futuro. Naquele belo futuro quando  “aqueles que a muitos ensinaram a justiça resplandecerão como as estrelas do firmamento.”  Você  é professor? Então tome posse desta bela promessa. Ela é sua.

    Quis o Redentor que você usasse o codinome que Ele usou neste mundo: Mestre! Honre esta palavra sagrada. Pense que você está seguindo as pisadas do mestre maior.

    Que neste seu dia especial, seu melhor presente seja pensar nas vidas que já ajudou a transformar e naquelas que ainda virão a você procurando quem lhe ensine o caminho da vida.

    ‘Querido Mestre, nunca desfaleças,

    Por teres do alvo, pálida visão.

    Jovens caminharão  nas ruas de ouro,

    Porque os conduziu a tua mão!

     

    (Lois Evans Hansen –adapt. Pela professora Aparecida Macedo para todos os professores do IACS)

  • IACS promove a Semana da Criança com diversas atividades lúdicas

    Uma semana inteirinha com muitas atividades que envolveram alunos, professores e família. A  semana que antecedeu o Dia das Crianças foi muito divertida no IACS!

    No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, data escolhida pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho, que,  lançou a ideia deste  Dia  em 1924. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

    Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. E no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul -IACS, a semana que antecede a essa data tão importante é sempre recheada de diversão para as crianças do Ensino Fundamental I (EFI).

    Quinta feira (10/09) foi o dia do cabelo maluco na escola!

    Terça-feira(08/10) vários alunos realizaram apresentações no Show de Talentos!

    Todos os dias foram propostas atividades que envolveram não só os alunos e professores, mas também os pais e cuidadores, pois as atividades foram além da sala de aula, foram também para casa das crianças.

    Na segunda-feira (07/10), foi o dia da festa do pijama. Todas as crianças do EFI tiveram a oportunidade de vir para escola de pijama,  assistiram a um filme educativo e comeram pipoca! A atividade para ser realizada com os pais foi criar um brinquedo com materiais recicláveis.

    Na terça-feira (08/10), foi o dia dos brinquedos infláveis! Uma tarde toda de muita diversão e algodão- doce, além do show de talentos, em que vários alunos se apresentaram tocando, cantando, recitando. Em casa, a proposta foi assistir a um filme em família.

    Quarta-feira (09/10), foi a entrega de boletins. Nesse dia, não houve aula, mas em família a opção foi uma noite do pijama!

    Quinta-feira (10/10), dia do cabelo maluco foi talvez o dia mais esperado por alunos e pais! Nesse dia, geralmente toda a família se envolve com ideias criativas e inusitadas. Houve muitos cabelos coloridos e criativos, passeio de trenzinho pelo IACS e picolé!! Em casa, a atividade foi jantar à luz de velas entre pais / cuidadores e filhos.

    Para encerrar a semana da criança no IACS em cada turma do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, foi realizado um piquenique bem saboroso!

    Na sexta feira, para encerrar a Semana da Criança, todos os alunos vieram para a escola com a camiseta do seu time favorito e realizaram um piquenique bem agradável com muitos quitutes preparados com carinho pelos pais! Em família a sugestão foi um passeio!

    Sem dúvida, a Semana da Criança no IACS é diversão garantida com o envolvimento de a toda a família, pois a instituição se preocupa com valores que vão além da sala de aula!

  • Semana Literária no IACS

    Semana Literária no IACS

    Na semana Literária as crianças tiveram acesso á vários livros.

    Projeto de Incentivo à leitura no IACS,  traz curiosidades sobre Leonardo di Ser Piero da Vinci.

    De  30 de setembro a 3 de outubro, realizou-se no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS a semana literária. Os alunos das séries iniciais participaram de uma feira do livro, onde puderam entrar no mundo da leitura através de uma história contada por Tiago Fernandes. Neste semestre, ele trouxe curiosidades sobre Leonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci, nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

    Tiago Fernandes, neste semestre, ele trouxe curiosidades sobre Leonardo di Ser Piero da Vinci.

    O IACS é uma escola que se preocupa com o bem-estar físico, emocional e intelectual dos seus alunos e, por isso, promove projetos que vão ao encontro de um crescimento em vários aspectos dos alunos. A prática do incentivo à leitura é um deles, pois o hábito da leitura abre várias portas para o desenvolvimento das crianças, além de proporcionar o exercício da imaginação e aguçar a curiosidade delas. Mas qual a importância da leitura na vida de uma criança? Acompanhe alguns questionamentos retirados do site https://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-da-crianca/

    O que a leitura efetivamente possibilita?

    O hábito da leitura oferece muitos benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Entre eles, melhora o funcionamento do cérebro, contribui para a construção do senso crítico e, como diz a máxima popular, permite uma viagem ao mundo sem que o leitor saia do lugar.

    Antes de mais nada, vamos dar uma olhada no que a leitura efetivamente proporciona para seus adeptos? Entenda como esse universo pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança!

    Promove o desenvolvimento

    Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler é um costume que aprimora as habilidades de comunicação. Essa é uma das muitas competências que serão extremamente importantes para o crescimento do jovem e para a manutenção de todas as relações constituídas ao longo de sua vida.

    Apura o senso crítico

    Quem cria o costume de ler desenvolve um senso crítico maior, o que será extremamente valioso para o progresso intelectual do indivíduo. No final das contas, ao inserir a leitura na rotina seu filho, conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.

    Proporciona entretenimento

    Estamos acostumados a ver as crianças, em seus momentos de lazer, brincarem com videogames, computadores, aplicativos online e demais tecnologias. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros têm também como instrumentos de distração.

    Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias, de forma que esse hábito se torna uma forma de entretenimento extremamente eficiente.

    Amplia o conhecimento

    A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por essas e outras razões, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio.

    Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.

    Enriquece o vocabulário

    Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário — além de melhorar a gramática, ser uma forma de aprender a norma padrão da língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.

    Aprimora a escrita de redações

    Durante o período escolar, uma das maiores dificuldades dos alunos costuma ser a escrita da redação. Como demonstrado anteriormente, a leitura é a peça-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, por incrementar o vocabulário, expandir as habilidades de interpretação e criatividade, fazendo com que uma maior capacidade de criação se desenvolva, elaborando mais facilmente suas próprias histórias.

    Por isso, o hábito de leitura se torna ainda mais importante durante o período acadêmico, em que a redação representaria uma demanda mais complexa. Os resultados positivos podem ser notados em provas avaliativas, vestibulares e até na vida profissional!

    Minimiza dificuldades acadêmicas

    Para obter qualquer conhecimento na escola é preciso saber interpretar. Como o hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação, a criança acaba tendo maior facilidade ao aprender os conteúdos em sala de aula.

    Por essas e outras é que não terá dificuldade para se adaptar quando a escola começar a exigir mais no que se refere à leitura de textos e livros.

    Desenvolve o afeto

    As crianças que leem livros conseguem se sentir afetadas (positiva ou negativamente) com as histórias. Por essa razão, os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar a emoção. Lendo as narrativas, as crianças podem sentir medo, empolgação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento.

    Reduz o estresse

    A leitura é uma atividade que contribui para o controle e a redução do estresse.

    Confira mais fotos:https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157711265484861/with/48872309652/

  • Alunos plantam morangos na horta do IACS

    Alunos plantam morangos na horta do IACS

    Alunos do pré 5 plantando morangos na horta do IACS.

    Alunos do Pré 5 plantam morangos na horta do colégio e aprendem, na prática, como é todo o desenvolvimento da fruta antes de chegar aos mercados para consumo.

    Por: Juliana Prado

    O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul -IACS,  tem uma extensa área que está a disposição dos alunos, com vários ambientes que são utilizados  para fixar melhor o conteúdo dado em sala de aula, como salas ambientes, laboratórios, áreas de esporte entre muitos outros, mas um que tem se destacado para o Ensino Infantil é a Fazendinha do IACS. Criada em 2016, a fazendinha possui uma área para oficina de horta, espaço esse, usado pela turma do Pré 5 do Ensino Infantil da professora, Kellen Fiorese Franco para plantação de morangos!

    A sugestão de plantar morangos veio da curiosidade dos alunos em saber como é processo pelo qual a fruta passa até chegar aos mercados. Foi então que a professora sugeriu uma aula ao ar livre para plantar morangos e assim, acompanhar todo o seu desenvolvimento da fruta até a colheita. A professora utiliza a fazendinha a cada 15 dias. Para ela, é importante que as crianças tenham contato com elementos da natureza pois a educação infantil é um processo de desenvolvimento em vários aspectos. “Ter à disposição uma horta na escola traz para esses alunos novas possibilidades, favorecendo seu crescimento, sua socialização e aprendizado.  Através de atividades diversificadas,  através das quais é possível transmitir conhecimento de uma forma lúdica e prazerosa, “explica Kellen.

    A professora também utiliza a fazendinha para trabalhos em ciências sobre os animais, plantas, e enfatiza como esse tipo de atividade colabora para o aprendizado dos pequenos. Ela comenta que a partir do momento em que o aluno tem contato com o que foi ensinado, ele começa a criar hipóteses,  dúvidas,  e se abre  para um mundo novo de possibilidades. As crianças vão acompanhando o desenvolvimento dos morangos plantados por elas até estarem maduros o suficiente para a colheita.

    Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710679036977

  • Semana  Farroupilha no IACS

    Semana Farroupilha no IACS

    Na semana da Farroupilha todos os alunos, servidores e professores podem vir piuchados!

    Como todos os anos a Semana  Farroupilha, 13 – 20 de setembro, trás para os alunos um pouco mais sobre a cultura gaúcha. Nas aulas são abordados a história do Estado, curiosidades sobre a culinária, bandeira, hino e tradições.  Alunos e professores se vestem a caráter, pilchados!

    Texto: Juliana Prado

    A Semana Farroupilha, relembra a Guerra dos Farrapos é, talvez, a época mais esperada e mais comemorada no Rio Grande do Sul. O dia 20, feriado estadual, é também chamado o Dia do Gaúcho.

    Para homenagear este período tão significativo, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), de 16 a 19 de setembro, proporcionou aos alunos uma semana diferenciada. As aulas foram dinâmicas, com vídeos sobre a Guerra dos Farrapos, curiosidades sobre a culinária gauchesca, o significado das cores e simbologia dos itens da bandeira do Rio Grande do Sul, explicações sobre as roupas tradicionais da região, e momentos culturais no pátio da escola.  Os aspectos nativistas do Sul f

    Professoras também no clima gauchesco!

    oram enfocados em toda a sua originalidade. As aulas tiveram como objetivo reavivar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nos alunos o apego às tradições e à cultura dos pampas. Neste ano, houve um momento em que os alunos tiveram a oportunidade de assistir o Centro de Treinamento Gaúcho, de Taquara – CTG com suas danças típicas!!!

    Os alunos e professores vieram vestidos a caráter. O traje dos homens é composto obrigatoriamente por bombacha, camisa, botas, guaiaca, chapéu, lenço e colete ou paletó (usado em ocasiões mais formais).  Há também um traje mais estiloso usado por peões e prendas: o xeripá Para as mulheres além dos vestidos, há outras duas opções de trajes: saia e blusa ou saia e casaquinho com muitas rendas, cores e babados. O comprimento da barra deve cobrir o peito do pé e as mangas devem ser, no mínimo, até os cotovelos.

    O IACS busca valorizar as tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense. Alunos, professores e colaboradores da Instituição se envolvem nesta semana e o conhecimento compartilhado.

    Confir mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710903428602

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710903123996

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710886839863

  • Fazendinha do IACS é espaço de estudo ao ar livre

    Fazendinha do IACS é espaço de estudo ao ar livre

    Alunos desfrutam da Fazendinha para aulas ao ar livre!

    Alunos aproveitam o espaço da fazendinha para consolidar assuntos estudados em sala de aula

    A fazendinha do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul existe desde 2016 com a proposta pedagógica de interação dos alunos com os animais, visitação de escolas, e prática da Oficina de Horta.  Visando, inicialmente, ao Turno Integral , ela tornou-se  objeto de estudo para todos os alunos. Com vários tipos de animais, sendo eles: coelhos, galinhas, passarinhos, vacas, pônei, ovelhas e três espaços para prática de horta.

    Na Fazendinha do IACS os alunos tem a oportunidade de interagir com os animais!

    O corpo docente do Ensino Infantil e Fundamental I aproveita muito  esse espaço para mostrar, na prática, o conteúdo dado em sala de aula. Assim,  no  dia quatro de setembro, a turma do 4º ano fundamental , da professora  Geise Martins Pacheco e a turma do Pré 4, Ensino Infantil,  da professora Juliana Bussulo   tiveram uma aula bem especial na Fazendinha. O  4° ano está estudando sobre a reprodução bissexuada- um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie. Os alunos foram à fazendinha para observar alguns animais que têm esse tipo de reprodução para solidificar o que aprendem em sala de aula.

    Para a professora Geisi a oportunidade de o IACS ter uma Fazendinha facilita a interação dos alunos com os animais e colabora para que eles possam ter um conceito mais claro do que é analisado em sala. Nesse mesmo dia, a turminha do Pré 4, também aproveitou o espaço para observar o processo de vacinação dos animais, assunto que Juliana tem abordado em sala através da Feira de Iniciação Cientifica(FIC).  A FIC é uma proposta pedagógica do IACS para todas as turmas do colégio na qual cada turma, ao longo do ano, estuda  sobre um tema específico.

    A professora Juliana comenta que usa muito o espaço da Fazendinha e enfatiza: “Aqui é um ótimo lugar para as crianças. O contato com os animais, com a terra, com o sol, proporciona mais leveza para as aulas.” E explica que o tema da Vacina é algo que gera curiosidade e assusta as crianças, mas ao observar que os animais também precisam de vacina para ficarem saudáveis, facilita o entendimento da necessidade da vacina para o ser humano também.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710787641388

  • Visita ao Museu do IACS

    Visita ao Museu do IACS

     

    Alunos surpresos com vários objetos que pertenciam aos fundadores do IACS.

    Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I visitaram o Museu do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul.

    A turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I está estudando na disciplina de História sobre Museus. E, para consolidar o aprendizado em sala a professora Elena Mariano de Oliveira propôs aos alunos,  nesta terça feira (03/09), uma atividade diferenciada, conhecer a história  da fundação do colégio que estudam no Museu do educandário.

    No Museu histórico do IACS os alunos tiveram a oportunidade de ver muitas fotos, alguns objetos pessoais dos fundadores e tirar dúvidas sobre a fundação do colégio.

    A professora da turma

    Alunos observando documentos históricos do IACS.

    explica que a iniciativa desta aula foi dos próprios alunos: “Partiu dos meus alunos a curiosidade sobre a história do IACS. A gente viu muita coisa legal na disciplina e sobre vários Museus e poder aplicar isso na prática é um diferencial do nosso colégio”.

    Para a Professora Aparecida Macedo, fundadora do Museu e responsável por cuidar de todo o acervo, comenta sobre a importância dos alunos visitarem o local: “Sem passado não há o presente, é importante os alunos virem até aqui para conhecer como o IACS era no passado e como a história do que já passou agrega para nosso

    Alunos curiosos com o acervo de fotos.

    presente”.

    O Museu existe na instituição desde 1988, fundado por dois colaboradores e a professora Aparecida Macedo. É aberto para visitação mediante agendamento prévio.

    confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710787641388

  • Dia dos pais

    Dia dos pais

    Para proporcionar um momento especial de interação entre pais e filhos, o IACS promoveu, no domingo, dia 18,  nas instalações do campus ,uma  homenagem aos pais, em virtude de se ter comemorado,   no dia 11, o Dia dos Pais. Essas  comemorações  são sempre muito emocionantes, pois a data  vem reafirmar ainda mais o amor por alguém que é pessoa tão querida e essencial: o Pai! Para homenageá-los e àqueles (as) que representam esse papel para os alunos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), o colégio preparou essa  programação de  homenagem.     O programa teve início com as palavras do diretor geral, pastor Thiago Maillo, que apresentou as boas-vindas e introduziu as atividades.  A seguir,  o pastor escolar,  André Lemes Prado, comoveu a todos com uma reflexão sobre “O

    Pastor André explanando uma homenagem par ao pais.

    que é ser pai?”.

    O Coral das crianças do ensino infantil e fundamental I cantou e encantou a todos que se fizeram presentes com as músicas: Gesto de Amor, Papai Eterno Herói e Eu Gosto de Você Inteiro.  Foi emocionante! Após esse momento que foi na nave da igreja do campus, todos se dirigiram para o Centro de Eventos Aparecida Macedo.

    Coral das crianças do Fundamental 1 cantando várias musicas para os pais.

    Neste dia, houve muitas atividades para pais e filhos com vários brinquedos infláveis, pingue-pongue, desenhos no rosto, pula corda, pescaria, passeio no trenzinho da escola, entre outros.  E concurso de bicicleta decorada e carrinho de rolimã.

    Todos que trouxeram as bicicletas e carrinhos de rolimã se divertiram no estacionamento do colégio. Pensando em um desenvolvimento completo, acadêmico, espiritual e relacional, o IACS proporciona momentos únicos como ocorreu no  domingo, dia 19.

     

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157710659183158

  • Dia do Estudante

    Dia do Estudante

    Entre os dias 15 e 16  de agosto o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), proporcionou aos estudantes da instituição dois dias de atividades recreativas em homenagem ao dia do estudante comemorado dia 11 de agosto.

    Uma data muito importante para os alunos é o dia 11 de agosto, essa data foi escolhida para comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles.

    Na quinta-feira (15) e sexta feira (16) o IACS ofereceu aos alunos atividades recreativas com vários brinquedos infláveis no Centro de Eventos Aparecida Macedo, pipoca, suco, algodão doce, croissant de chocolate. Lá os estudantes se divertiram e foram homenageados pelos funcionários e professores do IACS que os receberam com muito carinho. Havia também um espaço para fotos, alguns puffs para descanso e muita diversão!

    O IACS deseja a todos os alunos bons estudos e que todos cresçam em seus desenvolvimentos acadêmicos!

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    Dia Mundial do Meio Ambiente

    Alunos foram até o Parque da Cidade de taquara e fizeram a limpeza.

    Por: Juliana Prado

    Neste bimestre, a Rede Adventista de Educação no Brasil, tem enfatizado no Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual – PMDE, o compromisso com o criacionismo, que nada mais é que uma campanha de conscientização ambiental, a responsabilidade que  temos com o meio ambiente  em que vivemos.

    Por isto, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS, neste bimestre, resolveu criar uma campanha de Preservação do Meio Ambiente, espalhando várias placas de alerta e lembretes para os alunos e funcionários  de que a vida do Planeta Terra depende de como o cuidamos para nós mesmos e para  as gerações posteriores.

    A data escolhida para efetivar esse movimento com os alunos  foi justamente o dia 05/06,  quando  se comemora  o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Várias ações foram realizadas neste dia.

    Os alunos do Ensino Fundamental II e os do Ensino Médio, neste mês, trouxeram ao IACS vários materiais recicláveis como papel, vidros, plásticos entre outros, que  serão destinados a uma cooperativa de reciclagem da Cidade de Taquara. A turma que trouxer a maior quantidade de recicláveis concorrerá a uma sorvetada oferecida pelo colégio.

    Para as crianças do Ensino Infantil e Fundamental I, as professoras trabalharam em classe o tema, estimulando a criatividade e a Educação Ambiental de forma lúdica com histórias, desenhos feito pelas próprias crianças. Algumas aproveitaram a estrutura escolar para ensinar como podemos reciclar e preservar objetos.

    A ação externa que o IACS realizou foi uma limpeza do Parque dos Trabalhadores.   Algumas turmas foram até o local e fizeram a limpeza e distribuíram vários panfletos com dicas que eles mesmos produziram para ajudar a comunidade. Algumas placas de educação ambiental que também foram espalhadas pelo local por onde passaram.

    Para Daniele Borges, coordenadora do evento, o objetivo foi criar algo com que os alunos pudessem aprender, na prática, como cuidar da natureza e de maneira efetiva. “Eles se envolveram em todas as etapas. Isto, sem dúvida, vai marcar a vida deles”, comenta Daniele.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157708943439917

Pular para a barra de ferramentas