Ensino Fundamental I

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    Dia Mundial do Meio Ambiente

    Alunos foram até o Parque da Cidade de taquara e fizeram a limpeza.

    Por: Juliana Prado

    Neste bimestre, a Rede Adventista de Educação no Brasil, tem enfatizado no Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual – PMDE, o compromisso com o criacionismo, que nada mais é que uma campanha de conscientização ambiental, a responsabilidade que  temos com o meio ambiente  em que vivemos.

    Por isto, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS, neste bimestre, resolveu criar uma campanha de Preservação do Meio Ambiente, espalhando várias placas de alerta e lembretes para os alunos e funcionários  de que a vida do Planeta Terra depende de como o cuidamos para nós mesmos e para  as gerações posteriores.

    A data escolhida para efetivar esse movimento com os alunos  foi justamente o dia 05/06,  quando  se comemora  o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Várias ações foram realizadas neste dia.

    Os alunos do Ensino Fundamental II e os do Ensino Médio, neste mês, trouxeram ao IACS vários materiais recicláveis como papel, vidros, plásticos entre outros, que  serão destinados a uma cooperativa de reciclagem da Cidade de Taquara. A turma que trouxer a maior quantidade de recicláveis concorrerá a uma sorvetada oferecida pelo colégio.

    Para as crianças do Ensino Infantil e Fundamental I, as professoras trabalharam em classe o tema, estimulando a criatividade e a Educação Ambiental de forma lúdica com histórias, desenhos feito pelas próprias crianças. Algumas aproveitaram a estrutura escolar para ensinar como podemos reciclar e preservar objetos.

    A ação externa que o IACS realizou foi uma limpeza do Parque dos Trabalhadores.   Algumas turmas foram até o local e fizeram a limpeza e distribuíram vários panfletos com dicas que eles mesmos produziram para ajudar a comunidade. Algumas placas de educação ambiental que também foram espalhadas pelo local por onde passaram.

    Para Daniele Borges, coordenadora do evento, o objetivo foi criar algo com que os alunos pudessem aprender, na prática, como cuidar da natureza e de maneira efetiva. “Eles se envolveram em todas as etapas. Isto, sem dúvida, vai marcar a vida deles”, comenta Daniele.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157708943439917

  • Feliz Dia das Mães – Votos do IACS

    Feliz Dia das Mães – Votos do IACS

    por: Juliana Prado

    O Dia das Mães é sempre especial. É nesta data que as demonstrações de afeto e carinho são intensificadas e materializadas. Então, para que as mamães de alunos, mamães professoras e mamães funcionárias se sintam amadas, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul -IACS proporcionou uma semana especial para todas elas.

    No domingo (05/05), as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I realizaram uma bela apresentação musical em homenagem às suas mamães, com uma mensagem inspiradora do pastor escolar do IACS, André Lemes Prado.  As mães  presentes no evento ficaram muito emocionadas. Após o momento único de afago e carinho entre mães e filhos, foi a hora da diversão! Com muitas brincadeiras que o IACS proporcionou no Centro de Eventos Aparecida Macedo, os laços afetivos foram evidenciados e a diversão foi garantida na entrega da premiação do 1° Concurso de Likes do IACS. Para isto, cada  mamãe das crianças do Ensino Infantil e Fundamental I enviou uma foto dela com o com seu filho para a equipe do Marketing. A foto mais curtida ganharia um presente especial. E com 1,4 mil curtidas na rede social Facebook do IACS, duas mamães ganhadoras terão a oportunidade de fazer um book fotográfico com suas filhas. Um lembrete da Instituição para valorizar e aproximar ainda mais a relação de amor que existe entre mãe e filho.

    Durante a semana, o Colégio também preparou uma singela lembrança para cada  aluno levar à sua mãe.  Para encerrar a semana, um gostoso desjejum foi realizado para todas as mamães que trabalham no IACS. Houve ainda homenagem em forma de poesia  declamada pelo pastor Felipe Brasil; uma canção exclusiva composta pelo pastor escolar do IACS Rafael Reis;  uma mensagem especial pelo  pastor André Lemes Prado.

    As mães da comunidade, de forma indireta, também foram  homenageadas.   Três alunos, representando o IACS, foram à Câmara Municipal de Vereadores visitar a  e homenagear às senhoras Sirlei Silveira e Fabiana dos Santos Coelho, presidente da Câmara e  primeira Dama do Município respectivamente.  Em nome do IACS, os alunos entregaram um presente, leram um poema e fizeram uma oração com essas mulheres que representam as mães taquarenses.

    Foi uma semana muito especial para reforçar o quanto essas mulheres valorosas são importantes para  a nossa sociedade.

    Confira mais Fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157678117021777

     

  • Presidente Mundial da Igreja Adventista visita Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS)

     

    Por Emanuele Fonseca

    O pastor Ted Wilson, Presidente Mundial da Igreja Adventista  do Sétimo Dia, acompanhado de sua esposa Nancy Wilson, visitou, pela primeira vez, o Rio Grande do Sul. Nos dias 25 e 26 de abril, o líder global visitou os três campos administrativos da Igreja Adventista no estado.

    A cada dois anos, este tipo de visita é feita às igrejas em diversos países por todo o globo, para conhecer melhor o trabalho e ter contato com os membros e líderes. Sua viagem começou em Assunção no Paraguai, depois passou pelo Uruguai e chegou a Porto Alegre no dia 26 de abril; seguiu  para Foz do Iguaçu, e, de acordo com o itinerário, logo depois foi a  São Paulo, Equador e terminou a viagem, prestigiando os cem anos da Universidade Adventista em Lima, no Peru.

    O pastor Ted Wilson  conheceu as três sedes administrativas adventistas do RGS e  foi também ao Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS). No colégio que funciona em regime de internato, foi realizado um verdadeiro troteiro de conhecimento  O grupo visitou o Museu Histórico A. C. Harder. O passeio levou a comitiva que acompanha o líder adventista global ao monumento ao casal Harder, homenagem ao casal de missionários americanos que fundou o IACS., O grupo visitou o Museu Histórico A. C. Harder. O passeio levou a comitiva que acompanha o líder adventista global ao monumento dos Harder, que é uma homenagem a família Harder

    fundadora do Instituto. De lá seguiram para o Museu do IACS onde conheceram a trajetória histórica das atividades educacionais, dos alunos e professores que passaram por lá conheceram a trajetória histórica das  de 90 anos de existência da Instituição.Visitaram também o Instituto de Missões, que coordena o trabalho voluntário promovido por alunos e profissionais do colégio em diversos países e continentes. Outro ponto simbólico onde passou foi a Fazenda Passos, berço de muitos pioneiros adventistas gaúchos.

    Na entrevista que concedeu a nossa reportagem, Ted Wilson conta que está encantado com o Brasil e elogia o comprometimento com a mensagem na região sul. “Isso para mim é um sinal de que o Espírito Santo está atuando de forma dinâmica no coração das pessoas para proclamar as três mensagens angélicas, pois logo Jesus Voltará!”, ressalta.

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157680084784648

  • IACS recebe novo Diretor Geral

    IACS recebe novo Diretor Geral

     

     Por; Juliana Prado

    Na última semana, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS recebeu o pastor Thiago Maillo Silva como seu novo diretor geral, em substituição ao prof. João Cesi Lopes dos Santos que, por cinco anos, exerceu essa atividade na Instituição. Este, por sua vez, passará a exercer a mesma função no Colégio Adventista de Portão, em Curitiba, substituindo o pastor Thiago.

    O pastor Thiago Maillo Silva é natural de São Paulo, casado com Maiara Rodrigues Maillo, pai de Lucca.  Ele tem a formação em marketing e Teologia. Trabalhou em São Borja-RS, de 2014 a 2015, onde foi pastor distrital e capelão.  De 2015 a 2017, foi diretor do Colégio Adventista de Santa Maria e, de 2018 a 2019, foi diretor do Colégio Adventista de Portão, em Curitiba.

    João Cesi Lopes dos Santos, natural de Santo Antônio da Patrulha no Rio Grande do Sul,  casado com Jane Sprenger dos Santos, pai do Leonardo. É graduado em Pedagogia com especialização em Gestão Escolar e mestrado em Terapia Familiar. Cesi tem dedicado sua vida à Rede de Educação Adventista desde 1994, quando iniciou sua trajetória em escolas, trabalhando um ano como monitor no Colégio Adventista de Gravataí. Em 1995 assumiu o cargo de direção da Escola de Vila Santa Isabel, em Viamão- RS, onde ficou até 1997. A seguir, foi para a direção geral do Colégio Adventista de Viamão onde ficou até 2001, quando passou a exercer a mesma função no Colégio Adventista de Porto Alegre -CAPA, até 2004. A partir de 2005 atuou como diretor geral no Colégio Adventista de Florianópolis (Estreito), cargo que exerceu até 2010.   de 2010 a 2014, atuou como diretor no Colégio Adventista do Centenário, em Curitiba. Em 2014, passou a diretor geral do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul-IACS, cargo que exerceu até abril de 2019.

     

  • A Verdadeira Liberdade

    A Verdadeira Liberdade

    Por: Pastor André Prado

    Ah! Como é bom pensar na páscoa! Vejo as crianças ansiosas pela chegada desta data tão especial quando enfim poderão ganhar chocolate dos pais, avós, tios, amigos, etc. Tão ansiosos quanto ganhar chocolate é a reação deles no dia seguinte ao perguntarem aos amigos quantos ovos de chocolate ganharam e assim fazerem sua competição básica dizendo que um ganhou mais que o outro. Assim, páscoa vem e páscoa vai, alimentando nosso consumismo e também a centralidade de nós mesmos dia a dia.

    O sentimento fraternal de presentear amigos e parentes com ovos de chocolate não deve ser de maneira alguma criticado, entretanto, precisamos  passar adiante o real significado desta data tão importante no calendário de cristãos e não cristãos.

    A palavra páscoa que nos faz lembrar logo de um coelho que põe ovos de chocolate, vem de uma celebração que tem muito mais significado que isso. Ela nos remete à libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito.

    Assim como os hebreus celebram a libertação da escravidão, para os cristãos, a páscoa tem muito mais significado do que simplesmente ovos e chocolates. A páscoa, realmente, é uma celebração de libertação, e essa libertação é da escravidão do pecado.

    Quando Cristo morreu nesta data tão simbólica, Ele estava trazendo uma outra realidade para a páscoa. A realidade de que n’Ele todos nós somos livres da condenação do pecado (Rm 8:1) e que através d’Ele todos nós podemos ter uma vida completamente liberta.

    Infelizmente, alguns  de nós vivem presos a diversas coisas, alguns a sentimentos de culpa, remorso, mágoa, medo, etc. Outros vivem presos a pessoas, enfim, cada um de nós tem sua cápsula, sua prisão e a páscoa deve ser um lembrete de Deus a nós de que Ele nos libertou e  podemos viver leves e livres de coisas que nos prendem.

    Sei que posso estar falando com alguém que está se sentindo preso a algo. O que prende você? No que se sente preso?

    Cristo oferece hoje, nesta páscoa a oportunidade de lhe dar a verdadeira liberdade, pois Ele mesmo diz, “Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres” (Jo 8:36).

     

    Pastor André Prado é pastor escolas do IACS.

  • Dia Internacional da Mulher

    Dia Internacional da Mulher

    No dia 8 de março o IACS homenageou a todas as mulheres com presentes e uma recepção digna de tapete vermelho!
    Escrito por: Myllena Fortes*

    Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Até então, não havia uma data específica para homenagear este ser tão importante, a mulher. Dia para se ressalte a sua posição digna diante da sociedade, com direitos e deveres iguais aos dos homens.

    É comum, neste dia, enviar a elas flores e chocolates como forma de comemorar a data, deixando a mulher sentir-se muito especial. Mesmo se tratando de um gesto singelo e gentil, a verdade é que o Dia Internacional da Mulher tem um significado muito mais forte e nobre.

    Os meninos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul fizeram uma surpresa para as meninas e mulheres que perfumam e embelezam nosso campus. Professoras e demais funcionárias da Instituição foram homenageadas e receberam um mimo. As alunas passaram por um corredor vermelho, sendo aplaudidas por alguns meninos, representando todos os outros e também receberam uma simbólica lembrança.

    Houve, ainda, um momento de homenagem às professoras e funcionárias com direito a uma lembrancinha, música significativa e uma poesia que fez todas as mulheres se emocionarem!

    O culto de sexta à noite, o CA 20zero2 também fez vibrar o coração das meninas do internato e de todas as mulheres presentes. Foi dirigido apenas por meninos. Com muita música, louvor, alegria prestaram uma homenagem diferente. Foi escolhida uma funcionária que, representado todas as outras mulheres, recebeu como presente um dia, durante a semana, com atividades de que toda mulher se agrada: salão de beleza, book fotográfico, cesta de presentes e uma sessão de massagem. Cladeci da Silva Rosca, a felizarda que estaria representando as mulheres iacsenses, declarou: “Foi muito emocionante, me senti mais especial, amo trabalhar nesta Instituição!”.

    Sem dúvida, este 8 de março foi realmente especial para as meninas, mulheres do IACS!

    Parabéns a todas as mulheres!

     

    Confira mais fotos:

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/albums/72157705839705931

    https://www.flickr.com/photos/134231543@N06/sets/72157707566609294

  • Noite dos Autógrafos

    Noite dos Autógrafos

    Noite dos autógrafos 2018

    Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura desde a infância, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul- IACS promoveu, na noite da última quinta-feira (25), uma noite de autógrafos para os pais de alunos e convidados. O evento encerrou o projeto educacional desenvolvido em sala de aula para as turmas do segundo ano do ensino fundamental, que consistia em escrever um livro e ilustrações.

    Durante todo o ano, as turmas trabalharam com três temas: Super-Herói, Alimentação Saudável e Famílias.

    Fazendo uma alusão a Deus, o livro “Um herói na terra” foi coordenado pela professora Ana Cristina Souza. A ideia foi concentrar algumas histórias com os principais milagres de Jesus. Cada família escolheu uma história e realizaram um momento especial, primeiro em casa e depois transmitiram aos colegas em uma visita à sala de aula. Esse projeto proporcionou momentos de valorização dos princípios morais. Em cada história era destacado a atuação de Jesus como o verdadeiro herói.

    O projeto “A arte de se alimentar bem”, coordenado pela professora Priscila Mariano de Oliveira, teve como proposta a relatar a importância de uma alimentação saudável. Ao longo do ano, os alunos fizeram muitas atividades lúdicas e educativas relacionadas ao tema. Trabalharam com o cultivo de alimentos através do plantio de hortaliças e frutas na fazendinha da escola. Em casa, cultivaram uma hortinha em recipientes reciclados. Os alunos também tiveram aulas práticas no restaurante da escola e prepararam receitas com a família e com a professora.

    E, por fim, o projeto “Minha família nas mãos de Deus” desenvolveu a proposta de resgatar a essência da importância da família na vida de uma criança. As atividades se basearam na visitação dos pais à sala de aula, piquenique e visitas na casa da professora Andressa Motta.

    Para o Diretor Acadêmico, Emerson Lemões Motta, a Noite de Autógrafos coroa o projeto que aprimora nas crianças o gosto pela leitura, uma vez que tiveram parte ativa na produção e enfatiza: “A importância desse projeto é coroar a alfabetização das crianças de uma forma que eles não irão se esquecer”.

    O Diretor Geral do IACS, João Cesi reitera: “A Noite de Autógrafos da nossa escola foi um evento que veio concretizar o trabalho realizado no decorrer do ano para a aprimorar as habilidades de leitura escrita e comunicação”.

     

     

  • Aulas de Natação – Turno Integral

    Aulas de Natação – Turno Integral

    Aulas de Natação – Turno Integral

    Turno integral oferece aulas de natação e respeito as regras, trabalho em equipe, capacidade motora, controle respiratório, noção espacial, são alguns pontos trabalhos nessas aulas

     

    Por: Juliana Prado

    O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul – IACS, proporciona aos alunos do turno integral do pré 4 ao 6° ano do ensino fundamental, aulas de natação infantil, um diferencial que complementa as atividades acadêmicas. A natação consegue trabalhar diversas funções do corpo ao mesmo tempo, fortalecendo a musculatura e melhorando a função cardiorrespiratória. É um ótimo exercícios para as crianças porque estão em fase de crescimento e colabora para o desenvolvimento de todas as estruturas do corpo.

    Veja abaixo alguns benefícios que a natação pode proporcionar para crianças:

    PREVINE A OBESIDADE INFANTIL

    Uma das formas de evitar a obesidade infantil é a pratica de exercícios, e a natação proporciona atividades para todo o corpo facilitando a queima de calorias.

    MELHORA A COORDENAÇÃO MOTORA

    Para nadar é preciso ter técnica e coordenação motora. Todo o corpo deve estar em sintonia ou não será possível sair do lugar. Esse estimulo contribui para melhorar a área motora do cérebro.

    AUMENTA AS DEFESAS DO CORPO

    Como as crianças ainda não possuem um sistema imune completamente formado, praticar exercícios físicos aumenta a produção de anticorpos.

    TRABALHA O SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO

    Para nadar é preciso muito folego, e com a prática, tempo e as técnicas certas, a musculatura se fortalece e favorece até para redução de problemas respiratórios.

    DEIXA A CRIANÇA MAIS SOCIÁVEL

    Praticar  natação pode ser bem divertida, especialmente quando praticada com outras crianças da mesma idade. Além de melhorar a saúde, as aulas de natação proporcionam respeito as regras, trabalho em equipe, capacidade motora, controle respiratório, noção espacial, e é, um ambiente perfeito para fortalecer as amizades.

     

     

     

Pular para a barra de ferramentas