Biblioteca

  • Ler, pra quê?

    Ler, pra quê?

     

    Por: Vanderlei Ricken

    Quando era adolescente, eu gostava de visitar cemitérios. Parece um costume mórbido, mas o que me atraía eram as histórias que estavam por detrás das datas de nascimento e de falecimento. Quando se vê uma lápide com um ano de nascimento, um traço e um ano de falecimento, assim (1945-1999). Pode-se extrair algumas informações, como a longevidade das gerações passadas, etc.
    Mas o que me intrigava era o traço. O traço representa toda uma vida. Alegrias e tristezas, encontros e desencontros, aventuras e desventuras. Quantas experiências? Quanta sabedoria? Quanta vivência?
    Eu almejava criar uma máquina, uma tecnologia que pudesse ser capaz de extrair as informações contidas naquele simples traço. Quantas experiências ali reduzidas a zero, a um traço.
    Mas pensando melhor, existe essa tecnologia, existe um local em que o traço é, mesmo que de forma limitada, aberto à visitação e ao escrutínio. A biblioteca é o local com inúmeras frações de vidas e o livro, o “arquivo” revelador de uma vida.
    Como é bom conversar com alguém experiente, ou com um professor de uma das áreas do conhecimento, ou quem sabe, com um grande contador de histórias, quem sabe com um poeta ou declamador. Difícil encontrar essas pessoas disponíveis na hora que também estamos disponíveis e desejosos… Os livros na biblioteca são esses “seres” que amaríamos poder conhecê-los pessoalmente, mas muitos deles hoje são apenas um traço numa lápide. Porém, os livros deixados permanecem tão vivos como quando foram impressos.
    Quando olhamos os livros dessa forma, como “arquivos” contendo histórias de vida, experiências passadas, conhecimento puro e aplicado, poesias inspiradas e tocantes, contos e causos, vidas descritas e reveladas, passamos a valorizá-los mais e escolhemos um local especial para cada um deles.
    É muito bom assistir a um filme na Netflix, mas quando aprendemos e acostumamos a rodar o filme na nossa própria mente, como resultado daquilo que estamos lendo num livro, o resultado é muito mais espetacular.
    Livro é a tecnologia que se tivesse sido inventada nos nossos dias, suplantaria com folga a todas as demais da atualidade. Ela seria vista como o boom da civilização contemporânea. Alguns hoje, podem até desprezar o livro e a escrita, mas eles revolucionaram o mundo quando surgiram, a tal ponto que a história só é história depois da escrita, antes dela, é apenas, pré-história.
    O livro continua hoje tão atual e tão importante como sempre foi. Imbatível pela própria natureza. E cada vez mais acessível aos que dominam a ciência misteriosa de interpretar os signos que formam palavras, frases, parágrafos, artigos, capítulos, livros, volumes, coleções, bibliotecas.
    A leitura na atualidade é fundamental para que se tenha uma vida mais feliz, mais segura, mais cidadã, mais humana, através da leitura estimulamos nosso cérebro, viajamos no tempo, exercitamos as memórias. Experimente ler um livro hoje!

    Vanderlei Ricken, é colaborador em artigos, bibliotecário do IACS desde 2007, graduado em Biblioteconomia (UFSC), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (UFSC), autor de “Arte da pesquisa” (2012), “Uma pedrinha branca” (2017) e organizador do “Meditando com a família IACS 90 anos” (2018).

  • Capacitação de professores e servidores do IACS

    Capacitação de professores e servidores do IACS

    Álbum Completo Clique aqui.
  • Visita do Líder Mundial de Desbravadores

    Visita do Líder Mundial de Desbravadores

    O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, IACS, recebeu, hoje, dia 18 de novembro, a visita do Pastor Jonatas Tejel, líder mundial dos Desbravadores, grupos formados por crianças e adolescentes, em toda a rede adventista, à semelhança dos escoteiros.

  • 87 Anos do IACS – Mostra Cultural e Passeio de Trenzinho

    87 Anos do IACS – Mostra Cultural e Passeio de Trenzinho

    Álbum Completo Clique aqui.
  • 87 Anos do IACS – Cerimônia de Abertura da Mostra Cultural

    87 Anos do IACS – Cerimônia de Abertura da Mostra Cultural

  • 87 Anos do IACS – Inauguração do Novo Prédio Escolar

    87 Anos do IACS – Inauguração do Novo Prédio Escolar

    Das muitas bênçãos que esta Escola recebeu, uma delas é a construção de um novo prédio escolar, situado na área de Educação Infantil. O prédio conta com uma estrutura moderna, pensada justamente para atender às necessidades de nossos pequenos alunos. Louvado seja Deus por todas as vitórias que nos dá!

    Álbum Completo Clique aqui.

  • Festa da Amizade

    Festa da Amizade

    Um dos eventos mais importantes e esperados do IACS é a Festa da Amizade. Todo ano é lançado um tema diferente, contando que é festa a fantasia. O tema deste ano foi “Hollywood”. Então os alunos deveriam ir vestidos  a caráter como personagens hollywoodianos. Todos foram, de fato, muito criativos ao escolherem suas fantasias. E a festa também, estava incrível! O ambiente foi muito bem decorado. E era a comida muito apetitosa. Foi uma noite longa e divertida, todos aprovaram muito. Festa para nunca mais ser esquecida!

     

    Álbum Completo Clique aqui.

  • Festa da Primavera

    Festa da Primavera

    Primavera é estação de flores, cores vivas,  cantos de pássaros  e muitas alegrias. Para celebrar esta época tão boa, todos os anos o IACS promove para os alunos a Festa da Primavera: uma noite colorida, animada e muito descontraída. No dia 20 de setembro, antecipando a chegada dessa estação formosa, houve a tão esperada Festa, com diversas brincadeiras e atividades agradáveis. Os alunos aproveitaram o que puderam da noite festiva. Agora é só esperar a chegada oficial da Primavera que se dará nas primeiras horas da manhã do dia 23 de setembro. Seja Muito Bem-vinda.

     

    Álbum Completo Clique aqui.

  • Desfile Cívico

    Desfile Cívico

    O amor à pátria!   é algo passado de gerações para gerações a fim de nos transformar em cidadãos melhores e capazes de entender certos problemas que dizem respeito a nossa pátria. Todo o nosso patriotismo pode e deve ser mostrado especialmente no dia 7 de setembro, quando realizamos o desfile cívico que reúne as diversas culturas presentes em nosso país. O IACS está sempre marcando presença nos desfiles da cidade de Taquara, seja com banners, mensagens, apresentações e a banda marcial, que é o destaque no desfile. A manhã do dia 7 de setembro estava banhada em tons de amarelo que transbordavam do sol. Podemos dizer que as árvores estavam mais verdes e até o céu estava mais azul, tudo relembrando as cores de nossa bandeira. Foi com certeza um dia muito especial!

     

    Álbum Completo Clique aqui.

Pular para a barra de ferramentas