News

Semana  Farroupilha no IACS

 

 A Semana  Farroupilha, 13 – 20 de setembro, no IACS, trouxe para os alunos um pouco mais sobre a cultura gaúcha. As aulas abordaram a história do Estado, trouxeram curiosidades sobre a culinária, bandeira, hino e tradições.  Alunos e professores vieram a caráter, pilchados!

Texto: Juliana Prado
Fotos: Giovanna Alves

 

A Semana Farroupilha, que relembra a Guerra dos Farrapos é, talvez, a época mais esperada e mais comemorada no Rio Grande do Sul. O dia 20, feriado estadual, é também chamado o Dia do Gaúcho.

Para homenagear este período tão significativo, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), de 17 a 20 de setembro, proporcionou aos alunos uma semana diferenciada. As aulas foram dinâmicas, com vídeos sobre a Guerra dos Farrapos, curiosidades sobre a culinária gauchesca, o significado das cores e simbologia dos itens da bandeira do Rio Grande do Sul, explicações sobre as roupas tradicionais da região, e momentos culturais no pátio da escola.  Os aspectos nativistas do Sul foram enfocados em toda a sua originalidade As aulas tiveram como objetivo reavivar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nos alunos o apego às tradições e à cultura dos pampas.

Para a professora do 4° ano do Ensino Fundamental, Geise Martins Pacheco, a importância de trazer essa cultura para dentro da sala de aula é para mostrar aos alunos de onde e como surgiu o povo gaúcho. “Trazer o contexto histórico para dentro da sala de aula, enriquece culturalmente os alunos. Eles precisam saber como tudo começou. Nossa cultura é muito rica, precisamos mostrar isto a eles”, explica a professora.

A aluna Júlia Vitoria Altenhofen do 4° ano do Ensino Fundamental, comenta que é importante essas aulas  para que todos possam conhecer a história do Estado. “Eu gosto muito desta semana, a gente pode vir vestida de prenda e todos podem aprender mais sobre nossa história”.

Os alunos e professores vieram vestidos a caráter, ou como dizem por aqui, pilchados! O traje dos homens é composto obrigatoriamente por bombacha, camisa, botas, guaiaca, chapéu, lenço e colete ou paletó (usado em ocasiões mais formais).  Há também um traje mais estiloso usado por peões e prendas: o xeripá

Para as mulheres além dos vestidos, há outras duas opções de trajes: saia e blusa ou saia e casaquinho com muitas rendas, cores e babados. O comprimento da barra deve cobrir o peito do pé e as mangas devem ser, no mínimo, até os cotovelos.

O IACS buscou valorizar as tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense. Alunos, professores e colaboradores da Instituição se envolveram nesta semana e o conhecimento foi compartilhado.

Alunos aprendendo sobre a simbologia e as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

Alunos pilchados em sala de aula.

 

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ