News

Semana  Farroupilha no IACS

 

 A Semana  Farroupilha, 13 – 20 de setembro, no IACS, trouxe para os alunos um pouco mais sobre a cultura gaúcha. As aulas abordaram a história do Estado, trouxeram curiosidades sobre a culinária, bandeira, hino e tradições.  Alunos e professores vieram a caráter, pilchados!

Texto: Juliana Prado
Fotos: Giovanna Alves

 

A Semana Farroupilha, que relembra a Guerra dos Farrapos é, talvez, a época mais esperada e mais comemorada no Rio Grande do Sul. O dia 20, feriado estadual, é também chamado o Dia do Gaúcho.

Para homenagear este período tão significativo, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), de 17 a 20 de setembro, proporcionou aos alunos uma semana diferenciada. As aulas foram dinâmicas, com vídeos sobre a Guerra dos Farrapos, curiosidades sobre a culinária gauchesca, o significado das cores e simbologia dos itens da bandeira do Rio Grande do Sul, explicações sobre as roupas tradicionais da região, e momentos culturais no pátio da escola.  Os aspectos nativistas do Sul foram enfocados em toda a sua originalidade As aulas tiveram como objetivo reavivar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nos alunos o apego às tradições e à cultura dos pampas.

Para a professora do 4° ano do Ensino Fundamental, Geise Martins Pacheco, a importância de trazer essa cultura para dentro da sala de aula é para mostrar aos alunos de onde e como surgiu o povo gaúcho. “Trazer o contexto histórico para dentro da sala de aula, enriquece culturalmente os alunos. Eles precisam saber como tudo começou. Nossa cultura é muito rica, precisamos mostrar isto a eles”, explica a professora.

A aluna Júlia Vitoria Altenhofen do 4° ano do Ensino Fundamental, comenta que é importante essas aulas  para que todos possam conhecer a história do Estado. “Eu gosto muito desta semana, a gente pode vir vestida de prenda e todos podem aprender mais sobre nossa história”.

Os alunos e professores vieram vestidos a caráter, ou como dizem por aqui, pilchados! O traje dos homens é composto obrigatoriamente por bombacha, camisa, botas, guaiaca, chapéu, lenço e colete ou paletó (usado em ocasiões mais formais).  Há também um traje mais estiloso usado por peões e prendas: o xeripá

Para as mulheres além dos vestidos, há outras duas opções de trajes: saia e blusa ou saia e casaquinho com muitas rendas, cores e babados. O comprimento da barra deve cobrir o peito do pé e as mangas devem ser, no mínimo, até os cotovelos.

O IACS buscou valorizar as tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense. Alunos, professores e colaboradores da Instituição se envolveram nesta semana e o conhecimento foi compartilhado.

Alunos aprendendo sobre a simbologia e as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

Alunos pilchados em sala de aula.