News

Semana da Arte – 2018

Semana da Arte – 2018

Semana da Arte 2018, trouxe como tema: Superação, e os alunos do segundo ano do ensino médio escolheram como personagens: Malala Yousafzai, Eva Sopher, Abraham Lincon e Stephen Hawking

 Entre os dias 1 a 5 setembro aconteceu a semana mais esperada pelos alunos do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) – Semana da Arte. É nesta semana em que os alunos do segundo ano do ensino médio, se empenham para representar histórias de vida de vários personagens.

Em sua 11° edição, o tema deste ano, foi Superação. Porém a preparação para que essa semana se concretize, se inicia no primeiro semestre do ano letivo e todo o planejamento desde a escolha do personagem, elaborar roteiros, cenários, ensaios são realizados. Mas essa semana não envolve só as turmas de segundo ano, vários alunos de outras turmas também se dedicam para colaborar com a Semana da Arte e em espirito de colaboração todos se envolvem.

A abertura se deu com o enfoque de igualdade e superação contando a história de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa, ativista que aos 17 anos ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Na teça, o personagem escolhido foi Eva Sopher, conhecida pelo povo gaúcho como a “Guardiã do Theatro São Pedro em Porto Alegre e a encenação mostrou sua trajetória de vida desde sua triste saída da Alemanha para o Brasil, suas dificuldades aqui vivenciadas e como conseguiu se tornar um ícone importante para nosso pais através de seus esforços para “manter vivo” o Theatro São Pedro.

Na quarta os alunos abrilhantaram ao público contando a história de Abraham Lincon, um dos personagens mais marcantes da história dos Estados Unidos, não só pela sua persistência em busca ao cargo da presidência, mas por marcar seu país com a Abolição da escravidão. O encerramento fechou com chave de ouro a semana que trouxe cultura para alunos, professores, funcionários e pais que se fizeram presente. O personagem escolhido pela turma do segundo ano do ensino médio foi Stephen Hawking, físico inglês que apesar de paralisado por uma doença degenerativa, se tornou celebridade por produzir algumas teorias fundamentais da física.

A coordenadora do evento Ana Maria Macedo explica que é proposto aos alunos um tema e baseado nisso eles escolhem os personagens, e elaboram todo o roteiro e a estrutura das peças. Para Ana, cada Semana da Arte é única e especial. “Essa é uma semana que sempre traz boas surpresas, pois os alunos se envolvem e desenvolvem várias áreas da vida, não só acadêmica”, diz Ana.

Para o aluno do segundo ano do ensino médio Kenneth Vera Wolf, que interpretou Abraham Lincon, explica que levou 5 meses para decorar todas as falas e comenta que a colaboração e o envolvimento de outros alunos fizeram a diferença, “ O envolvimento de vários alunos, fez a diferença, a cooperação de todos foi o maior ensinamento ”.

Uma semana de muito envolvimento de vários alunos e, como resultado, as peças surpreenderam quem se fez presente nessa semana!