News

Fazendinha do IACS

Fazendinha do IACS

Através da interação com os animais e plantas, a Fazendinha do IACS, estimula o sensorial das crianças, cria hábitos saudáveis, e proporciona um ambiente educativo mais eficaz.

Por: Juliana Prado

Vivemos na era tecnológica, com um turbilhão de informações e muitos eletrônicos a disposição das crianças. E a maioria das crianças vive em cidades grandes, o que dificulta o acesso delas com a natureza. Como consequência, as crianças acabam crescendo sem uma relação mais próxima com as plantas, animais e o ar puro.

Esse contato com a natureza oferece vários benefícios aos pequenos e permite que elaes possam crescer mais saudáveis e felizes.  Ter esse contato com a plantação de uma horta, e animais não tão comuns nas cidades grandes auxilia no desenvolvimento infantil.

O Instituto Adventista Cruzeiro do Sul –IACS oferece aos alunos a oportunidade de aulas dinamizas e contato direto com os animais e uma horta que eles mesmo plantam e colhem algumas verduras ao longo do ano. Veja alguns benefícios que a fazendinha do IACS oferece aos seus alunos:

O contato com a natureza estimula o sensorial

Como as crianças tem um acesso fácil a aparelhos eletrônicos acabam passando muito mais tempo estimulando o visual, mas quando as crianças estão perto da natureza podem descobrir e perceber cores, texturas, estimulam o olfato. Entrar em contato com os animais colabora para essas percepções

Estar junto a natureza estimula hábitos saudáveis

Uma das preocupações mais frequentes tem sido a obesidade infantil, estar ao livre estimula a sensação de estar livre, que os permite á correr, brincar, explorar o ambiente e se movimentar de maneira geral. Todo esse estimulo colabora para que elas se exercitem evitando assim o sobrepeso.

Um tempo junto à natureza melhora o entendimento do mundo

Mesmo estando na era digital, muitas crianças alimentam- se com produtos industrializados e as vezes nem sabem de onde vem o alimento que consomem. Ter aulas ao meio ambiente expande os horizontes, faz com que os pequenos consigam entender melhor como o mundo funciona: de onde vem as frutas e verduras que eles comem nas refeições, de onde vem o leite que eles consomem diariamente, como é a rotina de alguém que não vive em uma grande cidade, entre várias outras coisas.

Estar perto da natureza relaxa

Estar em contato com a natureza relaxa e recarrega as energias. Ter aulas em meio a natureza é uma ótima maneira de relaxar o ritmo acadêmico sem perder a qualidade do ensino. Na fazendinha os alunos podem interagir com os animais e de uma forma lúdica, divertida e animada as aulas são benéficas e muito eficazes.